As queixas mais comuns que recebo da mulherada são sobre bumbum e barriga. Reclamam de flacidez, gordura, celulite, etc.
No caso das que já são mamães, aí mesmo é que essas queixas disparam! Quase todas reclamam que a depois da gravidez nunca mais conseguiram acabar com a flacidez na barriga e que ela nunca mais foi a mesma.
Então, se você é mamãe e, junto com seu maior presente, acabou ganhando uma barriguinha saliente e flácida, continue lendo esse artigo e veja o que você pode fazer.
Por que minha barriga nunca mais foi a mesma?
Essa flacidez na barriga pós-parto que as mulheres tanto reclamam é causada por uma combinação de gordura com fraqueza muscular.
A pele é ligada aos músculos, e quando eles estão fracos, tanto a pele fica flácida como dá aquele aspecto de barriguinha saliente, por causa da projeção dos órgãos.
Com relação à gordura, na região da barriga ela se acumula de duas formas:
- Visceral: é a gordura interna, que se acumula entre os órgãos;
- Subcutânea: é a gordura “comum”, que se acumula embaixo da pele por todo o corpo.
A visceral dá aquele aspecto de barriga dura e arrendondada, e inclusive a mais perigosa pra saúde. E a subcutânea causa flacidez.
Além disso, ainda tem a diástase abdominal, que é o afastamento dos músculos abdominais, e ocorre por causa da fraqueza deles, devido ao crescimento da barriga durante a gravidez.
Este afastamento pode chegar a até 10 cm! Inclusive ele pode acontecer também em obesos, não só em grávidas.
Você mesma pode testar se tem diástase! Basta deitar no chão e levantar a cabeça e o tronco como se fosse fazer um abdominal. Aí, nesta posição, você coloca os dedos acima e abaixo do umbigo, e verifica se os dedos “afundam”.
Além dessas questões, tem também uma questão de pele envolvida que “colabora” para a flacidez na barriga, mas isso foge ao escopo deste post, é assunto para conversar com uma dermatologista.
O que fazer então para acabar com a flacidez na barriga?
Para acabar com a flacidez na barriga é necessário perder gordura e fortalecer toda a região abdominal.
O fortalecimento do abdômen vai ajudar na diástase abdominal e nos outros aspectos que citei antes.
E a perda de gordura vai ajudar não só a diminuir a barriga como a acabar com a flacidez.
Beleza, e como eu perco gordura na barriga e fortaleço os músculos abdominais?
Para fortalecer os músculos não adianta sair fazendo abdominais de qualquer jeito. Além de não resolver você ainda pode agravar o problema!
Da mesma forma, os abdominais não vão auxiliar na queima da gordura abdominal.
LEIA MAIS: Abdominal Tira Barriga?
O jeito mais eficiente de realmente conseguir perder gordura e fortalecer o abdômen, e consequentemente acabar com a flacidez na barriga, é fazendo uma combinação bem feita de musculação e aeróbicos.
Os exercícios abdominais nem sempre vão ser necessários. Se o treino de musculação for composto principalmente por exercícios multiarticulares, que são aqueles que movimentam o corpo todo, os músculos do abdômen já estão trabalhando o suficiente.
E, no caso de ser necessário fazer, as pranchas são os melhores exercícios para o abdômen!
E você, também sofre com a flacidez pós-parto? Comenta ali em baixo!