Posterior de Coxas: Atenção, Mulheres!

Se tem uma coisa que eu fico chocado nos treinos que vejo por aí é a (des)proporção de exercícios para quadríceps (o músculo da frente da coxa) e posterior de coxa (parte de trás da coxa).

Várias e várias séries para quadríceps; tanto de exercícios multiarticulares como Agachamento, Leg Press, Afundo, Levantamento Terra e etc, como de exercícios específicos como a Extensora.

E pouquíssimas séries para posterior de coxa!

Isso não gera apenas problemas estéticos. É altamente prejudicial para os joelhos!

Porque gera um desequilíbrio muscular entre o quadríceps e os posteriores.. E os posteriores tem a função de diminuir as forças compressivas no joelho.

Se você me segue há mais tempo pode estar pensando: “Mas Edu, você não vive dizendo que os exercícios multiarticulares ‘pegam' toda a coxa (parte da frente, de trás, de dentro, etc) e os glúteos?”

Sim, sempre digo isso e pegam mesmo!

Mas tem uma coisa muito importante, que já falei a respeito aqui, e muita gente esquece de considerar: nas MULHERES a ativação do posterior de coxa nos multiarticulares é bem reduzida.

Isto significa que elas precisam equilibrar isto fazendo mais séries para posterior de coxa em exercícios específicos como o Stiff e as variações de flexora (deitada, sentada, em pé, etc).

A quantidade total de séries que ativam o quadríceps deve ser proporcional à quantidade de séries que ativam o posterior. Igual ou muito próxima.

E ainda tem o outro erro bizarro, mas comum, de “dividir” o treino de pernas em anterior num dia e posterior no outro. Aí mesmo que ferra tudo!

LEIA TAMBÉM: Musculação: Qual a melhor divisão de treino?

Meninas, fiquem ligadas com essa questão!

E o seu treino de pernas, como é? Comenta aí!

Compartilhe esse post:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email