Muita gente me pergunta a respeito da sibutramina, então resolvi fazer um post breve sobre ela.
Sibutramina é o princípio ativo de medicamentos para controle de obesidade, como o Meridia e Reductil por exemplo. Ela age inibindo a reabsorção de neurotransmissores como serotonina, norepinefrina e dopamina, o que ajuda a aumentar a saciedade e controlar a compulsão alimentar. Ela também age acelerando o metabolismo, reduzindo o LDL e os triglicérides e aumentando o HDL. Quando combinada a uma reeducação alimentar e à prática de atividade física, ela tem se mostrado bastante eficiente.
As dosagens comuns de sibutramina são de 10mg e 15mg, administrada via oral normalmente pela manhã.
Os efeitos colaterais da sibutramina são:
- aumento de pressão
- taquicardia
- palpitações
- vasodilatação
- constipação
- xerostomia
- dor de cabeça
- insônia
- parestesia
- lombalgia
- náusea
- dispepsia
- sudorese
- alteração no paladar
- dismenorréia
- alterações visuais
Deixando claro que estes são os efeitos colaterais possíveis, o que não significa que ocorrerão todos. Alguns desses efeitos são sentidos, em maior ou menor grau, variando de pessoa para pessoa.
É importante frisar que a sibutramina é um medicamento e só deve ser tomada com receita e acompanhamento médicos, e que só surte efeito combinada a reeducação alimentar e prática de atividade física. Recentemente, inclusive, a Anvisa restringiu ainda mais a comercialização, exigindo agora receita azul, que é aquela em que uma cópia fica retida na farmácia e dados como CPF e endereço são pedidos no ato da compra.
E não esqueçamos também que o melhor e mais eficiente meio para emagrecer ainda é a velha combinação: Reeducação Alimentar + Exercícios físicos.
É isso. Abraço e bons treinos!