Tem muito homem que acha que treinar pernas é coisa para mulher. Entenda porque essa afirmação é uma das maiores besteiras do ambiente de musculação:
Que o treino de pernas é importantíssimo para as mulheres, praticamente todas as pessoas no ambiente de academia concordam. E a razão para isso é o forte apelo estético desta região (incluindo os glúteos!) para as mulheres. Mas musculação não é apenas estética. E por isso os homens podem se beneficiar (e muito!) desse tipo de treino também. Duvida? Então veja:
Produção de Testosterona
Aproximadamente 40% da musculatura do nosso corpo está nos membros inferiores. Há vários estudos que demonstram que o treinamento de força estimula a produção de testosterona, principal hormônio anabólico do nosso corpo. Aqueles que não treinam pernas, estão negligenciando um enorme potencial de produção de testosterona.
Emagrecimento
Este mesmo argumento vale para os que querem emagrecer. Quanto mais massa muscular temos, mais acelerado é o nosso metabolismo. Quem deixa de treinar membros inferiores, está deixando de desenvolver 40% da musculatura do corpo, que poderia contribuir e muito para a aceleração do metabolismo. Pra se ter uma idéia, 1 KG a mais de massa muscular, representa um aumento de cerca de 20 a 30 kcal no nosso metabolismo basal. E ganhar 1 Kg de massa muscular só no tronco é bem mais complicado do que no corpo inteiro.
Segurança e prevenção de lesões
Outra questão é que pernas e quadris fortes servem de base para diversos exercícios para membros superiores, melhorando assim a capacidade de desenvolvimento e diminuindo as chances de lesão.
Este mesmo raciocínio vale para praticamente todos os esportes, visto que é raro um esporte em que os membros inferiores tenham pouca importância no desempenho e na prevenção de lesões.
Estética
E também não podemos deixar de considerar o fator estético. O cara que treina muito tronco, e negligencia as pernas, fica parecendo uma coxinha de rodoviária de ponta cabeça. Ou até um Doritos. Nesse ponto as mulheres podem opinar como é feio, não?
Agora fica uma dica:
Um bom treino de pernas deve incluir os exercícios primários (multiarticulares), como Agachamento, Leg Press, Avanço, e etc., e ser complementado com os específicos, como Extensores, Flexores e etc. E, se formos comparar com os grupamentos musculares superiores, os grupos musculares dos membros inferiores precisam de um maior volume de treino, tanto nas séries como nas repetições. Recomendo, para iniciantes, 4 séries entre 15 a 20 repetições nos exercícios básicos, e 3 séries entre 15 a 20 repetições para os complementares. Já para os intermediários e avançados, recomendo maior ênfase nos exercícios primários e volume de treino de cerca de 4 a 5 séries entre 12 a 15 repetições.
É isso. Abraço e bons treinos!