Aeróbicos antes ou depois da musculação?

Aeróbicos antes ou depois da musculação?
O certo é fazer os exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os frequentadores de academias, e as respostas costumam ser bastante divergentes entre os profissionais da área. Isto porque esta é uma questão bastante controversa na literatura. Mas o consenso entre os profissionais mais sérios tem sido que depende do objetivo do aluno. Portanto, continue lendo para tirar suas dúvidas e ver qual a melhor solução para o seu caso.

 

 

As atividades aeróbicas são excelentes para a saúde, sobretudo do sistema cardiovascular. Também são muito procuradas para o emagrecimento. Da mesma forma, a musculação vem sendo apontada cada vez mais como uma das atividades físicas com maiores benefícios para a saúde, além de também ser excelente para a perda de gordura. Mais não seria ainda melhor se pudéssemos combinar os benefícios das duas atividades? Claro! Mas fazer os aeróbicos antes ou depois da musculação, como dito no parágrafo anterior, vai depender do objetivo do praticante.

Emagrecimento

A grosso modo, se o objetivo for emagrecer, tanto faz fazer os aeróbios antes ou depois da musculação. O que interessa é o gasto calórico total com as duas atividades, a fim de se obter um balanço calórico negativo. Porém, diversos estudos recentes tem demonstrado melhores resultados com a prática do exercício aeróbico depois da musculação. Isto porque o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético os estoques de gordura corporal. Do contrário, ou seja, com a prática dos aeróbicos antes da musculação, serão necessários em torno de 20 a 25 minutos para as quantidades de glicogênio diminuírem e o organismo utilizar os adipócitos (células de gordura), ou seja, queimar gordura.

 

Outro fator importante é que após o exercício entramos num período chamado de EPOC, que é a sigla em inglês para “consumo excessivo de oxigênio após o exercício“. Neste período nosso organismo resintetiza o ATP depletado durante a atividade e consome mais gordura.

 

Leia também:

Hipertrofia (ganho de massa muscular)

Hipertrofia
Caso seu objetivo seja ganhar massa muscular, é importante que você comece com a musculação. Dessa maneira você evita que os exercícios aeróbicos consumam o glicogênio muscular que será necessário para a execução do treino de musculação na intensidade necessária para a hipertrofia. Ou seja, os exercícios aeróbicos irão pré-fadigar a sua musculatura, e você não poderá pegar os pesos que pegaria se não tivesse feito os aeróbios antes do treino.

Se formos pensar em hipertrofia máxima, o ideal é que nenhum exercício aeróbio seja executado. Mas para não abrir mão dos benefícios cardiovasculares desta modalidade, pode-se limitar a sua duração para algo em torno de 20 minutos, duas a três vezes por semana, preferencialmente após o treino e com intensidade moderada (40 a 60% da frequência cardíaca máxima). Uma duração ou intensidade superior a isto pode provocar catabolismo. Uma alternativa para evitar este catabolismo é o HIIT.

 

Leia também:

 

Endurance e/ou aumento da capacidade cardiopulmonar

Endurance
Se o seu objetivo for melhorar a endurance, ou seja, a capacidade de resistência aeróbica de longa duração, ou se for aumentar a capacidade cardiopulmonar, o ideal é começar pelos exercícios aeróbicos, pela mesma lógica do item anterior, ou seja, para que o treino de musculação não “atrapalhe” o seu treinamento aeróbico. O princípio da especificidade do treinamento preconiza que se priorize o objetivo final. Assim sendo, para que todos os substratos energéticos (carboidratos e gorduras) estejam disponíveis em sua totalidade no momento do treino aeróbico, é essencial que ele ocorra antes do treino de musculação.

 

 

Portanto, independentemente de qual seja o seu objetivo, você pode aproveitar os potenciais benéficos de ambas as modalidades, bastando para isto ficar atento às questões discutidas anteriormente. Assim, você garante que uma atividade complemente a outra.

Não posso deixar de frisar mais uma vez que é imprescindível que você faça exames médicos e consulte um profissional da educação física antes de começar a praticar qualquer atividade física, a fim de obter apenas os benefícios de sua prática.

 

É isso. Abraço e bons treinos! Deixe seu comentário!
Gostou? Compartilhe este post:

167 Comments

  1. Tenho 63 anos de idade, faço musculação a 18 anos , pego pesado, treino 3 vezes na semana dias alternados, os dias que não faço musculação corro 2000 mts em 12 minutos.
    Meus exames cardiológicos dão resultados excelente capacidade cardiovascular. Pergunta, com o passar da idade terei algum risco em manter estes treinamento?
    Peso atual 74 kg , 1,70 m de altura

    Post a Reply
    • Olá Jorge,

      De forma alguma. A idade não é nenhum impeditivo para a prática de atividades físicas, mesmo as intensas. Você só terá benefícios, principalmente com a musculação!

      Post a Reply
  2. olá, gostaria de saber se posso fazer hiit primeiro e depois fazer localizada 3 x na semana….desde já agradeço…

    Post a Reply
    • Olá Andrea, tudo bem? Olha, a intensidade necessária para fazer um HIIT fará com que você não consiga fazer nenhuma atividade depois. Se você termina um HIIT com fôlego para fazer outros exercícios depois, sinal de que você não está fazendo o HIIT como deveria.

      Post a Reply
  3. Olá Eduardo, estou com uma dúvida. Faço musculação cerca de 50 min e logo após vou correr na esteira durante uns 30
    Min. Meu objetivo não é ganhar volume e sim perder gordura corporal e definir. Comprei um Whey isolado hoje, e não sei se devo tomar após a musculaçao ou após o treino todo, depois da esteira. Se puder me ajudar. Bjs

    Post a Reply
    • Olá Barbara, tudo bem?

      Essa pergunta deve ser respondida pelo seu(sua) nutricionista. Só estes profissionais estão habilitados a avaliar a necessidade de tomar ou não Whey Protein e outros suplementos, bem como a estratégia quanto aos horários.

      Na maioria das vezes, não há necessidade em suplementar, uma alimentação equilibrada irá suprir todas as suas necessidades.

      Abraços e bons treinos! 😉

      Post a Reply
  4. Oi Eduardo!
    Parabéns pois e o 1° blog onde vejo o autor respondendo a todos! Tenho 1,60 alt. 59 kg e 31 anos.Faz 3 meses comecei a fazer exercícius em casa, de alta intenssidade 5 a 10 minutos(pois não tenho saco para academias) aliados a dieta perdi 3 kg pois pesava 62.Meu objetivo é chegar nos 57 kg e ter um corpo ao menos firme. Minha pergunta é: Vc acha isso possivel fazendo exercícios caseiros?Tem alguma sugestão?

    Post a Reply
    • Oi Helena, tudo bem? Obrigado pelo feedback!
      Então, uma academia proporcionará mais recursos para que você treine com a intensidade adequada para alcançar seus objetivos, mas é possível alcançar fazendo exercícios em casa sim. Basta que consiga aplicar intensidade! Abraços

      Post a Reply
  5. Olá Eduardo, tudo bem? Tenho 16 anos, 1,81 de estatura e peso 90 kg. Comecei a treinar a pouco mais de um mês. Treino 6 dias por semana (segunda à sabado), 40 minutos de musculação e logo após, 20 minutos de aeróbica. Ainda não percebi diferença na balança… O que faço? Espero mais?
    E mais uma coisa, faço todos os exercícios acompanhado do personal da própria academia, porém, mesmo assim estou ficando muito dolorido. Posso tomar medicamentos para dor?

    Post a Reply
  6. OLa tudo bem entaum eu tenho uma duvida, se eu posso fazer minha uma hora de musculacao e na sequencia fazer jump ou vise versa

    Post a Reply
    • Olá Kaue, é muito difícil fazer prescrição de exercício sem conhecer as variáveis envolvidas..

      Post a Reply
  7. Ola Eduardo tudo bem !
    Cara tenho 1,75m , peso 73kgs , já pesei 86kgs quando éra mais novo , emagreci , tomo Therma Pro hard Core , não sou mais gordo , porem tenho umas gordurinhas localizadas na barriga , só se nota sem camisa , oque devo fazer para perder essas gordurinhas ? Estou me alimentando a cada 3h , como frutas , verduras e bastante proteína pos treino , gostaria de saber se eu tomar WHEY vou engordar , ou o Whey vai me ajudar na definição dos meu músculos , lembrando que treino duas horas por dia 1:30 de hipertrofia e 30min correndo na esteira , em media corro 4kms por dia , fora que trabalho na parte da noite e caminho bastante !

    Post a Reply
    • Olá Luan! Eu começaria ajustando seu treino. Intensidade é mais importante que volume para os resultados. Consulte um profissional de educação física para ajustar seu treino, se não tiver nenhum que você confie na sua cidade, dê uma olhada no meu serviço de consultoria on line. http://www.edupersonal.com/consultoria/

      Post a Reply
  8. Então, eu queria saber se tem algum problema eu fazer esteira uma ou duas vezes ao dia, sendo que estou tomando hiper calorico pra ganho de massa muscular.

    Post a Reply
  9. Bom dia Eduardo, conseguiu me tirar bastante dúvidas.
    Entrei na academia faz menos de um mês, Faço musculação de terça, sexta sábado e domingo, pois na semana trabalho e estudo e passo o tempo todo sentada, então tava naquela vida sedentária cheia de dores e inchaço sem contar o peso subindo.
    Então o certo mesmo pra perda de gordura é a musculação depois o aeróbico, como posso fazer pra ter mais proveito pelo fato de ter pouco tempo livre pra me dedicar há essas atividades?depois do treino posso fazer mais modalidades de aeróbicas?
    Meu objetivo é emagrecer, uns 4 kl, e ficar com o corpo bem definido.
    Obrigado desde já.

    Post a Reply
    • Olá, Laís.

      Essa frequência de 4x por semana na musculação já é suficiente para o seu objetivo, desde que esteja treinando com a intensidade correta. Nem precisa de aeróbio, no máximo complementar com HIIT dependendo de como tiver sua divisão de treino.

      Post a Reply
  10. olá Eduardo, muito fera seu blog.
    minha duvida é sobre a massa muscular, onde diariamente eu faço aerobico sem musculaçao, mas depois de chegar ao meu objetivo do meu peso, eu posso ja passar para a musculação com bastante intensidade, e começar a tomar algum suplmento? eu tenho 1,78 e peso 85 kg, alguma dica para mim.. desde ja obrigado

    Post a Reply
    • Não tem necessidade de esperar chegar ao seu peso. Perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo é perfeitamente viável. Inclusive, o melhor caminho para isto é a musculação, e não os aeróbios. Leia o texto http://edupersonal.com/musculacao-emagrece/ para entender melhor.

      Sobre suplementos, o profissional mais indicado para falar a respeito é um nutricionista. Inclusive, uma alimentação adequada quase que elimina a necessidade de suplementos. Portanto, é muito mais indicado você investir o dinheiro que gastaria com suplementos numa consulta com um BOM nutricionista.

      Post a Reply
      • Ah sim, muito obrigado! então no caso eu ja posso ir para a musuculação para criar massa e ter definição de acordo com uma boa dieta néh

        Post a Reply
  11. Boa Noite Eduardo,
    Meu objetivo é perder peso e tonificar os músculos .
    Faco aeróbico todos os dias… gostaria de saber como concilio com a musculação , todos os dias ou poderia ser 3x na semana?
    Fazer dois tipos de aeróbico no mesmo dia e eficaz?

    Desde ja,agradeço.

    Post a Reply
    • Olá Vanessa. O caminho mais eficaz para perder gordura e tonificar os músculos é a musculação, e não os exercícios aeróbios. Sugiro que leia o post http://edupersonal.com/musculacao-emagrece/ .

      Minha sugestão é que pare com os aeróbios, e faça a musculação de 3 a 4x por semana no máximo de intensidade. Pode ainda fazer HIIT 1 ou 2x por semana nos dias que não tiver musculação. Experimente e compare os resultados!

      Post a Reply
  12. Olá, boa noite. Minha meta é emagrecer e tonificar os musculos, mas não sei se estou fazendo certo, veja só: pela manhã faço uma aula de aeróbica (jump ou zumba) e em seguida vou para a musculação, e ainda no final faço bike com intensidade de 20 a 30 min. no máximo. A noite faço mais duas aulas de aeróbica. Minha alimentação e saudavel e como de 3 em 3 horas, como danone com linhaça e chia, frutas, tapioca ou pão integral nos cafés da manhã e tarde com leite desnatado e nescau light… mas é dificil perder minha barriga, sou mãe de uma garotinha de 3 anos, peso 60,5 e tenho 1,61 de altura. Queria perder 3 quilos. Tô no caminho certo? Detalhe faço isso 3x na semana e os outros dias faço somente aerobico inclusive domingo.

    Post a Reply
    • Olá Glaucia,

      Infelizmente, está completamente errado! Tem atividade demais. Escolha apenas uma (de preferencia musculação) e faça no máximo 4x por semana, com o máximo de intensidade. Lembrando que intensidade significa DIFICULDADE, e não QUANTIDADE. Ou seja, tem que terminar o treino completamente esgotada, com a certeza de que não consegue fazer nem uma seriezinha a mais.

      Post a Reply
  13. E aí Eduardo? Tudo tranquilo? Estava lendo seu blog aqui, ele é massa, adorei ele. Eu tenho 15 anos, na véspera de fazer 16, quero saber se posso fazer academia, meu objetivo é ganha massa muscular, queria saber também se hpa limitações para minha faixa estária.

    – Obrigado!

    Post a Reply
    • Não Alex, pode fazer sem medo. Essa história de que musculação faz mal para crianças e adolescentes não passa de mito! Também não atrapalha o crescimento, este é outro mito. Abraço.

      Post a Reply
  14. Eduardo parabéns pelo site, AMEI!
    Por favor me ajude, tô muito intrigada com minha situação.
    Faço musculação e a três meses tô fazendo zumba e jump consegui perder 2kg. A questão é: que acho desproporcional a quantidade de peso pra quantidade de medidas que perdi.

    Antes: Glúteo 105, depois 99
    Coxa 61, depois 57
    Abdome 81 depois 82
    Cintura 77, depois 78

    Me ajude tô sem entender e sem saber o que fazer
    Grata, abraço

    Post a Reply
    • Olá Maria,

      Fica difícil emitir uma opinião concreta sendo que não te conheço pessoalmente nem tampouco fiz uma avaliação física. Mas o que pode ocorrer no teu caso é ter ganhado massa muscular, o que explicaria a discrepância entre a perda de medidas e a perda de peso. O que acho estranho neste cenário é as medidas do abdômen e da cintura terem aumentado..

      Post a Reply
  15. Eduardo

    Tenho 44 anos e gosto de fazer aulas aerobicas como jump, zumba, dança e tbm faço musculação, a musculação faço 3 vezes por semana, pois meu objetivo é fortalecer os musculos, minha pergunta é: posso fazer aula aerobica e musculação no mesmo dia? sendo que musculação so faço 3 vezes na semana e aula faço todos os dias.

    Post a Reply
  16. Olá Eduardo , bom dia !
    Parabéns pelo blog …

    Tenho uma dúvida , estou malhando pesado a alguns meses (6meses) pego muito peso na musculação , nos exercícios localizados e venho sentindo muita melhora no tonus ( principalmente mas pernas e no bumbum) só que sou gordinha tenho 1.60 e 81kg. Perdi nesses últimos meses apenas 7 kg . Um orientador de academia me falou que preciso pegar menos peso e fazer mais repetições para emagrecer … Vc concorda ? Tenho que diminuir o peso ?
    Obrigada !

    Post a Reply
  17. Eduardo

    Tenho 1,75m e a exatamente 3 meses consegui me reeducar em termos de alimentação. Comecei a caminhar todos os dias, isso durou cerca de 45 dias. Agora já estou conseguindo correr cerca de 1h continuamente. Gostaria agora de começar a fazer a musculação antes da corrida. Gostaria de saber quantos minutos de musculação poderei fazer de inicio. Tenho 48 anos, 1,75m e peso atualmente 88kg (antes era 100kg)

    Post a Reply
  18. Eduardo,
    normalmente, faço PRIMEIRO uma hora de treino de hipertrofia e, SEGUNDO, 30/40 minutos de esteira, 3x por semana. Tomo uma mistura de whey+maltodextrina assim que termino o treino aeróbico. Pensando na hipertrofia, é o momento correto de tomar? O catabolismo é um processo que atinge tanto o tecido muscular como o adiposo? Se sim, quando tomo o whey interrompo a desconstrução muscular mas também a queima de gordura? Atenciosamente, Ademar

    Post a Reply
  19. Oi amigo tudo bem? É O seguinte estou com duvidas sobre exercicios aerobios e hipertrofia..malho a 3 anos direto todo dia..tenho muita massa muscular ganha porem queria defini-la mas sem perde-la intende? O que devo fazer?

    Post a Reply
  20. Eduardo tenho uma duvida, procuro definição então, depois do treino eu faço o aeróbico, mais e o whey? eu tomo depois do treino ou depois do aeróbico?

    Post a Reply
    • Olá Eduardo,meu caso é assim,faço academia há quase dois anos com freqüência de 3 vezes na semana,duração de 1:30 de treino,meu objetivo é ganho de massa muscular,pois me acho muito “magra”para minha altura(tenho 1’70,já consegui 64 kgs,porém meu problema é, sou magra por “partes” ,tenho uma Gordurinha localizada na barriga que me incomoda muitíssimo,não sei o que faço para perder ,hoje estou tentando me livrar da maldita gordura , optei por exercício aeróbico(esteria,elíptico ou bicicleta por 10 minutos pós treino)..antes não fazia o aerobico porque vi uma publicação que não era muito aconselhável para quem queria ganhar massa.Estava tomando whey proteín também , mas resolvi parar,vi uma informacao na internet que causa barriga..estou com muita duvida n sei se estes casos são mitos ou vdd,também n sei se estou fazendo o certo no aeróbico e se desta forma vou obter algum resultado.

      Post a Reply
      • Olá Poliana, tudo bem?

        As informações que você leu estão bem cercadas de mitos, umas são verdade outras não.

        No geral, é verdade que os exercícios aeróbicos atrapalham a hipertrofia, por serem de uma via metabólica diferente, e acabar atrapalhando a via metabólica da hipertrofia.

        Já a história do Whey dar barriga, é mito. O que fará você ganhar gordura é 1) a qualidade do Whey, que pode ser cheio de açúcar, ou 2) a quantidade total de proteínas que você consome por dia, pois se consumir em excesso pode ocorrer o acúmulo de gordura. Você deve consultar um nutricionista para ajustar a sua alimentação e avaliar a necessidade de tomar Whey ou não, bem como as quantidades e tipo mais indicado.

        Recomendo que associe a musculação com HIIT para potencializar a perda de gordura abdominal, além de diminuir o volume do seu treino. 1h30 é tempo demais!

        Abraço e bons treinos!

        Post a Reply
  21. Oi Eduardo, gostei muito do seu artigo, parabéns! Tenho 26 anos, malho 4 vezes por semana, meu objetivo é hipertrofia e definição. Meu treino é: primeiro 50 minutos de musculação depois 30 minutos de aeróbico. Gostaria de saber se devo descansar após a musculação para começar o aeróbico e se devo tomar whey protein logo após a musculação ou depois de todo o treino (musculação mais aeróbico). Obrigada!!

    Post a Reply
  22. Oi eduardo,
    Gostei muito do seu comentario, estava procurando essa resposta, treino numa academia so de musculacao onde, nao tem nada pra aerobico, me sinto muito prejudicada, mas vc me ajudou muito,
    Obrigada.

    Post a Reply
  23. Olá, treino 6 vezes por semana, e quero ganhar massa. Intercalo os dias que pego peso não faço nenhum aeróbico, o aeróbico eu deixo para os dias que eu não pego peso. Ou seja no dia que for aeróbico é apenas aeróbico, etc. Dessa maneira está correto ?

    Post a Reply
  24. Oi Eduardo
    Malho desdos 16anos e quero alcanãr a hipertrofia muscular barriga seca e musculos perna e glutel e tenho duvida de quantas vezes na semana posso ter aula com personal?!

    Post a Reply
  25. Já entendi que para perder gordura a dica é fazer o aeróbico depois da musculação. Gostaria de saber se existe algum benefício fazer o aeróbico em algum horário diferente da musculação, por exemplo aeróbico de manhã e musculação à noite. A perda de gordura corporal e ganho de massa magra nesse caso é melhor?
    Obrigada.

    Post a Reply
  26. olá tenho uma duvida. tenho 1.76 e 105kg, estou na academia a 1 mês, fazendo 3 dias na semana 1;20 de aeróbico(bicicleta e esteira), mais 300 abdominais e 2 dias de musculação com 30 de aeróbico. gostaria de saber se nesse 3 dias tenho que parar o abdominal por que fortalece o músculo da barriga tornando mais difícil a perda de barriga. confere a informação.

    Post a Reply
  27. Eduardo blz? estou tomando hipercalorico para ganhar massa ja q sou muito magro, treino 5x por semana e tomo o hiper logo após o treino, mas como meu objetivo é ganhar massa, devo ou n fazer aerobicos depois do treino?

    Abraços

    Post a Reply
    • Olá Pedro, tudo bem? Os exercícios aeróbios prejudicam o ganho de massa muscular, portanto não recomendo que você os faça. Abraços

      Post a Reply
  28. Eduardo
    Bom dia Amigo, tudo na paz?

    Cara, lhe enviei um email hoje dia 03/07, para o contato@edupersonal.com, caso seja possivel verifique.
    Obrigado.
    Abraços

    Post a Reply
  29. tenho 1,82 de altura peso 74,kg e tenho 8 meses na academia de vez apareceu uma barriguinha extra tenho medo de fazer esteira e perde braços .

    Post a Reply
  30. Bom dia Eduardo,

    Primeiramente o parabenizo pelo grandioso trabalho em tirar nossas dúvidas através de seus conhecimentos.
    Há dois meses comecei um tratamento para emagrecer com acompanhamento de nutricionista. Juntamente com alimentação balanceada eu fiz Musculação e exercicios Aeróbicos todo dia. Quando comecei estava com 91,5 Kg sendo meu BF 24%. Agora estou com 78,4 e meu BF só baixou para 21%. Ou seja, perdi massa magra aproximadamente na mesma proporção de gordura. Agora a nutricionista me orientou a fazer os dois no mesmo horário, já que eu fazia musculação de manhã e aeróbica a tarde. No entanto me gerou uma dúvida e conto com seu exclarecimento. Visto que ainda tenho que queimar muita gordura e ganhar muita massa magra, qual seria a melhor opção: Musculação ou Aeróbica primeiro?

    Obrigado.

    Post a Reply
    • Olá Carlos,

      Eu recomendo que você foque na musculação, pois o processo de ganho de massa muscular é mais complicado, e os exercícios aeróbios atrapalham os ganhos. E como para emagrecer é imprescindível que você aumente sua massa magra, recomendo que você foque nisto. A musculação também é excelente para a perda de gordura, ao contrário do que o senso comum diz. E, para complementar a perda de gordura, você pode fazer um HIIT no final dos treinos (só não pode fazer no dia que treinar pernas). O HIIT é excelente para a perda de gordura e não compromete o ganho de massa magra. Abraço

      Post a Reply
  31. Olá Eduardo, tudo bem? Parabéns pelo artigo esclarecedor e pela gentileza em responder seus leitores 🙂

    Gostaria de tirar uma dúvida, se possível 🙂 Faço musculação e aeróbico a 7 meses.
    Meus treinos eram seg, qua, sex e sab aeróbicos e terça e quinta musculação, tudo visando o emagrecimento e melhoria de condicionamento. Os resultados estão sendo muito bons.
    Porém, nesta semana meu treino foi mudado e agora tem aeróbicos de seg a sab (cerca de 20 a 30 minutos 3x e 3x 45 a 60 minutos) nos aeróbicos faço corrida (trote na velocidade 8 a 8.2), elíptico e bike, mais musculação ter, qua e qui. Minha dúvida é, fazer aeróbico todo dia pode ser prejudicial à saúde de alguma forma? Ou estou segura? Gostei bastante do novo treino, mas fiquei com receio de ter possibilidade de lesão ou overtrainning, etc. Tenho 39 anos, 1,70m e 63kgs.

    desde já muito obrigado pela atenção 🙂 Grande abraço e sucesso!!

    Post a Reply
    • Olá, essa quantidade não é suficiente para gerar overtrainning, porém eu não prescreveria tanto aeróbio não, pois eles prejudicam o ganho de massa muscular.

      Post a Reply
  32. Eae Eduardo, tudo blz?

    Venho aqui mais uma vez lhe parabenizar pelo seu comprometimento em responder as perguntas que “nós” temos no meio da musculação e que estou sempre seguindo suas idéias e dicas citadas acima. Ano passado cheguei e lhe fazer algumas perguntas sobre as duvidas da época que tinha sobre suplementação e gordura e tals, e te digo que isso me ajudou bastante, consegui ter mais definição, crescimento muscular e eliminar boa gordura que era localizada. Obrigado pelo apoio e mais uma vez, continue com seu trabalho, pois assim irá sempre ajudar nos alunos que buscam informações via internet de bons profissionais.
    Grande abraço e sucesso!

    Post a Reply
    • E aí Denis, tudo bem? Fico feliz que tenha obtido sucesso nos seus objetivos. E obrigado pelos elogios! Abração!

      Post a Reply
  33. Oi Eduardo,achei sei blog no google e estou gostando muito!! Sei qua as ezes fica dificil responder a algumas perguntas sem vc nos er ,mas vou tentar! Tenho 46 anos,estou na menopausa,estou malhando a 1 ano,perdi por olta de 12 quilos,estou satisfeita,mas o ruim é que estou perdendo massa magra também,mas tenho medo de pegar pesado e ganhar muita perna ,que não é fina,tenho mais ou menos 100 cm de quadril e 65 cm de coxa,meu biotipo é tipo pera,faço 1 hora de aerobico e depois musculação,estava com 80 quilos e hoje estou com 68 quilos,quero ficar firme mais tenho medo de ganhar bumbum e coxa,como pode ser meu treino? Te agradeço desde já

    Post a Reply
    • Olá Denise. O “tipo” de corpo que podemos ter, como o tipo “pêra” são determinados pela forma como o seu corpo distribui as gorduras pelo corpo, que é determinada geneticamente. O que você pode fazer para diminuir as medidas das coxas é continuar perdendo gordura. Sobre a perda de massa muscular, recomendo que você ajuste os macronutrientes da sua dieta e capriche na intensidade do seu treino de musculação, para que você não tenha mais perda de massa magra. Com relação às medidas das suas coxas, não se preocupe, pois músculo ocupa muito menos espaço que gordura. Abraço e bons treinos.

      Post a Reply
      • muito obrigada Edu!! tenho outra dúvida,é possivel malhar pra definir e ainda assim perder gordura?

        Post a Reply
        • Denise, definir nada mais é do que perder gordura, para que os músculos fiquem mais aparentes. Isto pode ser associado a um aumento no volume muscular, para resultados ainda melhores.

          Post a Reply
  34. Primeiramente parabéns pelo artigo Eduardo, mas gostaria de tirar uma dúvida! Eu malho 5x por semana, após a malhação tomo BCAA+Glutamina+Whey e assim que eu tomo, ja vou para esteira e corro 40 min. Gostaria de saber se estou fazendo certo? Ou devo malhar e correr e depois tomar os suplementos? Obrigado e um abraço.

    Post a Reply
    • Olá Mateus. O profissional mais indicado para falar de suplementos é o nutricionista esportivo, recomendo muito que consulte um. Com relação à sua dúvida, o ideal mesmo seria fazer os aeróbios em dias separados da musculação, pois os mesmos atrapalham a hipertrofia. Mas, nesse contexto em que você faz os dois na sequência, acredito que o melhor seja fazer o que você está fazendo mesmo. Eu reduziria esse tempo na esteira também. Menos tempo com mais intensidade é mais eficiente. Abraço e bons treinos.

      Post a Reply
  35. Ola, tenho uma duvida rsrsrs já conversei com minha prof. na academia mas mesmo assim fiquei com isso em mente… Faz 1 mes que estou na musculação e no aerobico, sendo que pratico (pump) antes da musculação e faço circuito na musculaçao quando nao faço outras atividades de aerobico… Entao me pesei e vi que engordei no peso de balança 3 quilos, eu treino 4 dias/ semana, sera que é massa muscular??? isso me deixa preocupada pq mudei meu habito alimentar bem antes de entrar na academia, e nao mudei nada a mais de la pra ca! Se puder dar sua opniao fico grata! Beijos

    Post a Reply
    • Olá Marcia, tudo bem?

      Fica difícil saber o que ocasionou este aumento de peso sem fazer uma avaliação física. É provável que tenha sido massa muscular sim, já que você informou que está fazendo atividades físicas e ajustando a dieta. Uma dica é observar as suas roupas, se mesmo com o ganho de peso elas estiverem mais folgadas um pouco, significa que você ganhou músculos e perdeu gordura.

      Abraço e bons treinos!

      Post a Reply
  36. Muito bom
    Renato CUnha

    Post a Reply
  37. Edu,primeiramente parabens..post mara!!
    Ate me deu vontade de te fazer uma perg,sou um verdadeiro efeito sonfona ,cheguei nos 69Kg,hj to com 65kg,tenho muita preguica de fazer exercicios,gosto muito de caminhar e faco aula de danca 1 vez na semana,como li seus post e nao vi uma perg assim,como posso comecar??a minha intencao e emagrecer uns 5 kg,por enquanto.

    Post a Reply
  38. Edu,primeiramente parabens..post mara!!
    Ate me deu vontade de te fazer uma perg,sou um verdadeiro efeito sonfona ,cheguei nos 69Kg,hj to com 65kg,tenho muita preguica de fazer exercicios,gosto muito de caminhar e faco aula de danca 1 vez na semana,como li seus post e nao vi uma perg assim,como posso comecar??a minha intencao e emagrecer uns 5 kg,por enquanto.

    Post a Reply
  39. Fala anônimo(a), tudo bem?

    Não posso montar uma série pra ti porque não existe receitinha de bolo, cada pessoa é única, e isso é um preceito básico da educação física chamado individualidade biológica. Para montar e periodizar o seu treino, eu precisaria fazer toda uma avaliação física contigo.

    Só uma dica que eu posso dar é esperar um pouco mais de tempo em cada treino. 15 dias não é suficiente para gerar as adaptações daquele treino. É importante mudar sempre, mas não tão rápido. O ideal é a cada 4 a 8 semanas, dependendo do planejamento do macrociclo.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  40. Ooi Eduardo. Queria umas dicas de séries que devo ultilizar no meu treino. Malho à 2 meses, e tô fazendo agora 4 de 12, já tô vendo um resultadozinho ! Haha. Mas em 15 e 15 dias eu mudo a série. Faz uma tabela de séries que devo usar com as respectivas cargas para ganho de massa muscular ?
    Abraços 😉

    Post a Reply
    • Obs: Meu treino é esse : Segunda malho toda parte da frente ( Quadriceps, Biceps, Peito ) , terça malho toda parte de traz ( Gluteo, Posterior, panturrilha ) , quarta malho aberto, quinta e sexta repito o treino de segunda e terça. Tá certo ?

      Post a Reply
  41. Aline, obrigado pelos comentários.

    Pois é, infelizmente esse problema é bem recorrente entre os profissionais da nossa área. Faz pelo menos 10 anos que vários estudos demonstram a eficiência do treinamento resistido de alta intensidade no emagrecimento. Muito mais eficiente do que exercícios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração. E se for pra insistir nos aeróbios, que os faça com alta intensidade, pois só assim aumentaríamos o seu benefício no emagrecimento.

    Quanto ao artigo, fique à vontade para imprimir e distribuir na sua academia. Alguns outros proprietários me contataram para o mesmo, e sugeri que fossem a uma gráfica para elaborar uma arte acompanhada deste artigo, para ficar mais atrativo aos alunos. Só solicito que coloque os créditos no final.

    Obrigado, volte sempre!

    Post a Reply
  42. Nossa muito bom este artigo. Simples, direto e fácil de compreender. Na verdade é tão bom que se eu pudesse fazia cartazes explicativos pata expor na academia. Pois o que se acompanha na prática é um desencontro do aue se deve orientar com o que o professor esta afim de orientar. Há algum tempo quando os circuitos mesclando aero x resistido se instalaram entrei num debate grande questionando a validade do mesmo no proposito de emagrecimento. Embora haja evidencias que apontem benefícios, como mesmo manteríamos o tal emagrecimento?! Com aporte muscular… Mas o povo “profissional” desorientou o publico e manifestou um gosto pela atividade. No fim da aula circuitada o individuo realizou 40 minutos de aero e fez apenas 4 exercicios resistidos. Agora imagina isso aplicado ao publico de idosos… De qualquer é bom saber que ainda existem profissionais preocupados em fazer pelo correto. Parabéns, gostei muito e vou usar se artigo no debate com meus alunos. Valeu!

    Post a Reply
  43. Edu,

    Eu estava fazendo tudo errado, achando que aeróbico antes da musculação era perfeito. Adorei a matéria, pois pretendo ganhar um pouco de massa magra e eliminar gordura, mas o meu foco no momento é ganhar musculinhos, então vou começar pela musculação.Valeu!!

    Post a Reply
  44. A nossa nutrição é tão importante como a actividade física. Uma alimentação saudável permite obter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. A nossa alimentação deve ser variada e equilibrada.

    Post a Reply
  45. Fala Leo, tudo bem? Obrigado pelos elogios.

    Quanto à sua dúvida, a princípio, se você está fazendo acompanhamento nutricional com uma profissional qualificada, e está treinando pesado, não tem que se preocupar com ganho de gordura não.

    Mas se ainda assim você quiser fazer algum aeróbio, só tenha em mente que qualquer exercício além da musculação será um catabólico em potencial. Não significa que não possa fazer, porque para esse catabolismo ser significativo você precisaria fazer bem mais que o indicado no texto. Para garantir, faça o que o texto diz, cerca de 20 minutos imediatamente após o treino, 3 a 4 vezes por semana no máximo. Você pode considerar também a possibilidade de fazer um aeróbio em jejum. Vou escrever um texto sobre isso em breve, mas resumidamente, funciona assim: assim que você acordar, toma um copo d’água e vai, em jejum, fazer uma caminhada em ritmo acelerado por algo em torno de 30 minutos. A ideia é que, em jejum, o organismo precisará se fazer valer dos depósitos de gordura. Mas é importante que você não faça um aeróbico nem muito extenuante nem muito longo, para evitar tonturas e catabolismo. Assim que terminar, toma seu café da manhã de costume.

    Espero ter ajudado. Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
    • Ajudou sim, meu velho, bastante!! Valeu mesmo

      Fico no aguardo do post sobre o AEJ! Sucesso, abraços

      Post a Reply
  46. Eduardo, boa noite, tudo tranquilo?

    Primeiramente, elogio o post; sensacional! Procurei bastante no Google algo que me ajudasse e o seu, definitivamente, foi o mais esclarecedor.

    Em segundo lugar, tenho uma duvida, a qual gostaria que vc me ajudasse a esclarecer, se possível.

    É o seguinte: to treinando firme e forte, objetivando hipertrofia, há uns 6 meses. Tive resultados satisfatórios: passei de 79kg a 87kg. Na minha ultima avaliação, há dois meses, estava com 15% de bf, mas nao me preocupei, pois visava um ganho corpóreo considerável. Nesse mês finalmente procurei uma nutricionista, a qual, em virtude do meu objetivo, me passou uma dieta de mts calorias, consistida em alimentos integrais e mt fonte protéica. Entretanto, começo a ficar preocupado com o ganho de gordura… Apesar de n sentir que estou num nível legal pra fazer o cutting

    Post a Reply
    • Continuando:
      Começo a pensar em voltar a fazer aerobicos pra, junto com massa magra, n ganhar tanta gordura. Eis ai que entra o medo de catabolizar!!!! Treinado a (peito, triceps), b (costas, bíceps) , c (ombro, perna), de 4 a 6 vezes por semana, com duração de 40, 45 minutos, como posso encaixar os aerobicos na rotina de treinos? 20 minutos depois efetivamente agem na redução de gordura? Nao eh mt pouco nao? E o que vc acha dos treinos de tiro, sao bons pro meu caso? Só ressaltando: tenho 1,88 de altura.

      Edu, se a minha duvida pode ser respondida pelo texto exclusivamente, peco desculpas, ao passo que agradeço novamente por manter um blog como esse: um verdadeiro guia para os amantes do esporte! Valeu meu velho, forte abraço.

      Post a Reply
  47. Oi Gabriele,

    Não é proibido, mas também não é necessário. Seu corpo só terá as adaptações necessárias para aproveitar ao máximo uma possível suplementação lá em torno do quarto ou quinto mês de prática consecutiva. Sem contar que, durante a fase de adaptação, a intensidade não irá justificar o uso. Você irá mais desperdiçar dinheiro do que ter benefícios.

    Abraço e bons treinos.

    Post a Reply
  48. Muito obrigada! Quero saber outra coisa, começando na academia, já posso tomar suplementos? É indicado
    no meu caso?

    Post a Reply
  49. Olá Gabriele,

    Obrigado pela visita e elogio. Quanto às suas dúvidas, vamos lá:

    Primeiro, como você pode ver em alguns artigos aqui do blog, não é possível direcionar a perda de gordura para determinada parte do corpo. Quando se ativa a perda de gordura, ela acontece em todo o corpo. Portanto, se você quer perder gordura na barriga, não é necessário fazer nada específico para essa região.

    Segundo, com relação às atividades que você quer fazer, para emagrecer (perder gordura), não é problema nenhum fazê-las. Muito pelo contrário, quanto mais energia você gastar, melhor. Apenas atente a uma coisa importantíssima: seu déficit calórico não pode nunca ser superior a 500-600 kcal diárias. Ou seja, a diferença entre a soma de todas as calorias que você gasta (inclusive com as atividades que pratica), e a soma de todas as calorias que ingere, não deve superar este valor. Por exemplo: vamos supor que a soma de todas as calorias que você gasta, com o seu metabolismo e com as atividades que pratica, seja 3.000 kcal. Neste caso, para perder gordura, você deve comer menos que 3.000 kcal, mas NÃO pode ser MUITO menos! No máximo, 500-600 kcal a menos. Ou seja, se você gasta 3.000 kcal, deve comer pelo menos 2.500 kcal, senão vai perder massa muscular ao invés de gordura. E como você sabe quantas gasta? Até tem uma maneira genérica de calcular isto em um dos artigos aqui do blog, mas isso é papel de um nutricionista. Lembre-se sempre que seus resultados dependem 50% dos seus treinos e 50% da sua alimentação, portanto, invista na sua saúde e consulte um bom nutricionista! Principalmente agora que seu objetivo é ganhar massa muscular.

    Falando em massa muscular, vem a terceira questão: se seu objetivo for ganhar o máximo de massa muscular que seu corpo (sua genética) permite, tenha em mente que qualquer atividade além da musculação será um fator limitante. Principalmente uma atividade de força que vai concorrer com a musculação, como o Pump.

    Resumindo, tudo depende do seu objetivo. Se é só continuar com o processo de perda de gordura, se preocupe apenas em gastar o máximo possível de calorias, apenas prestando atenção na ressalva que fiz. Mas se você quer conquistar bons resultados com a musculação, com coxas torneadas e glúteos bonitos, aposte a maior parte das suas fichas na musculação. Treine sério e pesado, e consulte um nutricionista, que os resultados são uma questão de tempo. Agora, treinar pesado só depois de passar por uma boa adaptação, viu? Siga as recomendações do seu professor, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição!

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  50. Oi Eduardo, gostei muito do seu artigo. Então, tenho 15 anos e fazia Pilates, emagreci muito(sequei). Vou começar a fazer musculação (hipertrofia)e quero perder gordura na barriga, meu objetivo é ganhar massa muscular nas pernas e glúteos, e quero uma AJUDA sua para ver se posso fazer Pump e Spinning tbm ; Segunda, quarta e sexta fazer musculação e Pump; terça e quinta musculação e spining? Pode ser ? Gostaria de saber tbm do Jump, irá me ajudar ou não? Valeu Eduardo. Desde já agradeço!!

    Post a Reply
  51. Olá,

    É fato que é justamente durante o descanso que você obtêm os resultados do seu treino. Mas isto não significa que você não deva/possa treinar no dia seguinte. Um treino montado por profissionais competentes fará com que o músculo treinado hoje, não seja treinado amanhã, para garantir a recuperação do mesmo. Em seu lugar, outros músculos serão treinados. Já com relação a que frequência semanal é ideal treinar, não existe fórmula mágica. Diversos fatores devem ser considerados, como objetivos, idade, biotipo, sexo, e etc. Em geral, para ganho de massa muscular, é comum treinar de quatro a cinco vezes por semana. Deixando claro apenas que, isto não é uma regra e, como disse antes, é de suma importância que o treino seja montado por um profissional competente.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  52. Edu,eu aprendi que depois de um treino de musculação é preciso de um tempo sem malhar para o músculo descansar e assim desenvolver,mas já ouvi falar também que é preciso malhar mais vezes na semana para ter um bom resultado no crescimento dos músculos,estou confusa,o ideal pra quem quer ganhar massa é malhar quantas vezes na semana ??? obrigado e parabéns.

    Post a Reply
  53. Muito obrigado. Me ajudou bastante já. As vezes a gente fica sem motivação para malhar porque vê poucos resultados, mas é só lembrar que realmente é possível conseguir o seu almejado corpo com a malhação.

    Post a Reply
  54. Alexandre,

    Dê uma passeada pelo blog que tem vários artigos com dicas para que você alcance seus objetivos.

    Mas, de forma resumida, vale o que você deve ter lido que sempre respondo aqui nos comentários: treine com intensidade, visando ganhar massa muscular, combine com um exercício aeróbio, e consulte um nutricionista para adequar sua alimentação. Fazendo isso, é só esperar os resultados.

    Abraço de bons treinos!

    Post a Reply
  55. boa noite eduardo faço musculaçao tenho 1,67 e peso 95kg quero chegar no meu peso ideal com massa o que fazer me passa uns toques valeu obrig

    Post a Reply
  56. Olá Chayan,

    Pode fazer o cardio pela manhã sem problemas. Cuide apenas para não fazer com duração e intensidade muito elevadas, para não comprometer a hipertrofia. Algo em torno de 30 minutos, com intensidade moderada, é suficiente. Seria interessante que fosse feito em jejum também.

    Lembre-se também que para alcançar seu objetivo é imprecindível que você consulte um nutricionista, para se certificar que a sua alimentação está adequada para suas necessidades. Os resultados vem metade do seu treino, e metade da sua alimentação!

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  57. Eduardo me socorreee!!!
    Tenho 58kg,29% de gordura, 1,64m de altura, e o sonho de ter um corpo lindo!
    Hoje meu treino é hipertrofia, mas eu queria (necessito) muito diminuir o percentual de gordura, sem parar com a hipertrofia; treino 5 vezes na semana a noite e estava pensando em fazer cardio (com jejum ou não?)4 vezes na semana pela manhã, com a intenção de emagrecer.
    Agora eis a duvida!
    fazendo o cardio matinal, e a hipertrofia noturna, vou ter bons resultados? ou um irá atrapalhar nos resultados do outro?

    Post a Reply
  58. oi quero perde peso e defini perna e bunda e emagrece o braço oque eu faço?

    Post a Reply
    • Anônima,

      O que você precisa nada mais é do que emagrecer. Não se emagrece essa ou aquela parte especificamente, ou ativa o emagrecimento ou não ativa. Para ativar, recomendo a prática de musculação visando a hipertrofia mesmo, ou seja, o ganho de massa muscular. E a prática de exercícios aeróbicos de moderado a intenso ao final do treino de musculação. Além, é claro, de consultar um nutricionista para a elaboração de um plano alimentar adequado para você.

      Espero ter ajudado.

      Abraço e bons treinos.

      Post a Reply
  59. Oi Gabi! Obrigado pelos elogios!

    Olha, costumo enfatizar bastante nas minhas dicas e nas dúvidas que respondo que o profissional mais indicado para tirar qualquer dúvida referente à alimentação é o nutricionista. Mas posso adiantar que comer de 3 em 3 horas é uma estratégia extremamente recomendada, e o consumo de alimentos integrais também. Já com relação aos diets e lights, depende muito de cada caso. A melhor alternativa é sempre investir na sua saúde e consultar um nutricionista competente para montar um plano alimentar balanceado e adequado para suas necessidades energéticas.

    Com relação às outras dúvidas, o melhor em relação aos abdominais é dar intervalos de descanso, assim como você faz com qualquer outro músculo do corpo. Faça os exercícios abdominais em torno de 2 a 3 vezes por semana, de forma bem intensa, que os resultados vão ser melhores do que todos os dias. Lembrando que abdominal não tira barriga, como você pode entender no post: Abdominal tira barriga? – http://www.edupersonal.com/2010/02/abdominal-tira-barriga.html

    Já com relação ao elíptico ou esteira, na verdade tanto faz. Você pode fazer de acordo com sua preferência pessoal. O que mais conta mesmo é a intensidade que você faz.

    Espero ter ajudado.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  60. Olá Eduardo, que maravilha poder contar com um profissional competente e disposto a responder nossas dúvidas. PARABÉNS!
    Eu treino já a bastante tempo, comecei cedo a praticar a musculação, sempre fui muito disciplinada a atividade física, mas ultimamente minha alimentação está um horror e eu tô notando que as gordurinhas tão chegando e antes disso realmente acontecer, gostaria que me ajudasse em relação a isso. Me dá umas dicas, o bom mesmo é alimentar-se de 3 em 3 horas né? iNTEGRAIS, LIGT, DIET, seria uma boa alternativa? Abdominais todos os dias dá resultado? E o elíptico seria melhor do que uma corridinha na esteira?
    Obrigada desde já!

    Post a Reply
  61. Valeu cara!! Elucidou bastante minhas duvidas!! E de forma bem clara e objetiva!! Valeu mesmo!! Aproveitando, o que vc me sugere: 1) fazer aerobico dia sim dia não, pelo menos 40 min.? 2) um dia elíptico outro dia esteira, ambos 40min. tambem ou 3) continuar na mesma rotina (musculação depois aerobico (elíptico)) porém 30 a 40 min. de aerobico?

    Vc realmente garante que se eu priorizar mais a musculação diminuindo o tempo de aerobico (de 1h à 40 min.) continuarei perdendo peso, mas ao mesmo tempo ganhando massa muscular? Ou pelo menos definindo-a??

    Pq como tou muito motivado devido aos resultados com minha barriga e peito, não quero que nada atrapalhe ou retarde esse processo sacou?

    Outra coisa: pq não estou conseguindo “ver/perceber” resultado nas minhas pernas? Afinal de contas, jah perdi 8kg, 5 bermudas e 4 calças!! hehehehehe…..Ou será que perdi, mas não estou conseguindo perceber? Será pq talvez tenho a perna muito tunada? E por isso leva um tempo maior para diminuir de tamanho?

    Valeu Eduardo. Desde ja lhe agradeço!!

    Post a Reply
    • Mariano,

      A sua rotina de treinos vai depender do seu objetivo, se é hipertofia máxima, hipertofia, ou apenas emagrecimento. Eu recomendo que você foque em hipertrofia, pois esta auxilia e muito no processo de emagrecimento. Dessa forma, pode manter os aeróbicos todos os dias pós musculação, em torno de 30 min.

      Com relação à sua segunda pergunta, garantir não é a palavra mais adequada, pois tudo em relação a corpo humano e saúde envolve diversas variáveis, e cada corpo é um corpo. Mas, de maneira geral, recomendo focar em hipertrofia mesmo, como disse no parágrafo anterior. Com relação aos seus resultados e sua satisfação com eles, recomendo justamente que você não tenha pressa. Se acontecer de o ritmo diminuir não é problema algum, você tem que se preocupar primeiro em construir resultados duradouros, e não imediatos. Ou seja, é melhor chegar devagarinho no seu objetivo e nunca mais voltar do que chegar rápido e recuperar tudo depois. Continue treinando pesado, e consulte um nutricionista para ajustar esse emagrecimento para níveis saudáveis. Procure não perder mais que 1kg por semana. Lembre-se que tudo que vem rápido vai rápido.

      Com relação à sua última pergunta, fica difícil responder sem conhece-lo pessoalmente. Mas fica tranquilo que se você está emagrecendo, está emagrecendo no corpo todo, visto que não tem como emagrecer só em uma parte específica. Se ela continua grande, pode ser uma característica genética sua. Faça uma avaliação física com um professor de educação física competente para ver como estão seus percentuais de gordura e a distribuição dela pelo corpo.

      Abraço e bons treinos.

      Post a Reply
    • Valeu!! Vc eh o cara!! Vou moderar minha rotina, mas continuarei com ela. Em algumas semanas, eu volto pra dar algum feedback, blza?

      Abração!!

      Post a Reply
  62. Mariano,

    O seu raciocínio está corretíssimo. O que pode estar ocorrendo é um excesso, e a culpa desse excesso pode ser realmente a impaciência. É preciso ter em mente que o emagrecimento é um processo lento, uma construção diária. Sempre que ele vem rápido demais, tem uma tendência muito grande a ocasionar desistências e com o tempo a parar de dar resultado, ou até recuperar tudo. Além de que para que se obtenha hipertrofia (ganho de massa), o balanço calórico não pode estar negativo demais. A OMS recomenda no máximo 500 a 600kcal negativas por dia. Leia o post http://www.edupersonal.com/2010/02/por-que-e-tao-dificil-emagrecer.html para entender bem esse processo.

    Recomendo que você consulte um nutricionista para montar um plano alimentar adequado para as suas necessidades energéticas. Com relação à seu treino, é como diz este post. Aeróbico demais realmente prejudica a hipertrofia. Seria interessante você diminuir para algo em torno de 20 a 30 minutos bem fortes logo após um treino também bem forte. Hipertrofia exige que se treine com cargas máximas, no seu limite. Leve em conta apenas que você treina há pouco tempo. 3 meses são muito pouco para se discutir resultados, são praticamente um período de adaptação. Passado esse período de adaptação com segurança, treine pesado e tenha paciência para aguardar seus objetivos. E o mais importante de tudo: incorpore os exercícios na sua rotina para o resto da vida, para não engordar tudo novamente.

    Espero ter ajudado,

    Abraço e bons treinos.

    Post a Reply
  63. Esqueci: Não sei se ajuda na sua resposta, mas por via das dúvidas….sigo essa rotina de segunda à sabado. Tanto musculação quanto aeróbico.

    Abração cara

    Post a Reply
  64. Faaaaala Eduardo, hoje tou vindo aqui como leitor ignorante e espero que vc possa explanar umas duvidas minhas a respeito de musculação x aeróbico:

    Ha exatos 3 meses venho praticando aerobico com o “show de bola” elíptico. E ha 2 venho fazendo musculação logo após. Sendo que ha 1 mês que inverti a ordem. E tive certeza de que tava no caminho certo após ter encontrado seu blog e lido esse post.

    Bem, meu objetivo sempre foi perder peso. Mais precisamente barriga e perna. A primeira estava saliente e o segundo queria diminuir de tamanho. Assim, fico desde então 1h no elíptico. Segundo o painel do aparelho, perco em media 1400 kcal a uma velocidade e nível relativamente avançados.

    Até o momento já perdi 8kg. Sendo que estava com 89kg e tenho altura 1,76m. Já estou notando progresso na barriga e peito. No entanto, não tenho visto MUITA coisa nos bíceps e trapézio. Daí que tou achando que talvez seja o excesso de tempo no aeróbico. Ou quem sabe minha impaciência querendo prevalecer.

    O que vc acha? Devo diminuir o tempo no aeróbico? Será que meu metabolismo ta usando como fonte de energia além da gordura do tecido adiposo, tb da massa corporal, visto que tenho ficado muito tempo no elítico?

    Na musculação, periodicamente eu aumento a carga das modalidades e diminuo as repetições!! Antes eram 3 series de 12 repetições com determinado peso. A pouco tempo reduzi para 3 series de 10 repetições com um aumento de peso!

    Esse é o caminho certo? Quanto a dieta, sigo disciplinado: Cereal com banana pela manha, procuro comer verduras sempre e janto cedo. Tb coisas leves. Quando nao, como uma fruta e cereal com banana novamente.

    Post a Reply
    • Obs: a massa corporal a qual eu me referi é a massa muscular. Pq como eu fico muito tempo no aeróbico talvez eu fique com um saldo calórico negativo em excesso. E com isso a gordura do tecido adiposo não seja suficiente para meu organismo, fazendo-o buscar fonte da massa muscular, sacou?

      Essa teoria procede Ou vc acha que tudo isso é apenas impaciência da minha parte? E que eu devo continuar no ritmo e ordem que venho seguindo? Assim que eu chegar ao meu objetivo (barriga e perna) pretendo partir pro exercicio de hipertrofia (moderada, claro) e diminuir o tempo de aerobico, somente pra definir.

      Post a Reply
  65. Muito obrigado pela dica Eduarado!
    abração

    Post a Reply
  66. Diogo: antes de mais nada, 3% de gordura está bem abaixo da faixa saudável recomendada para homens, que é de 9 a 14%. O ideal seria você ganhar um pouco de peso praticando musculação, melhorando a alimentação (aumentando a ingesta calórica até tornar o balanço energético positivo), e considerando o consumo de suplementos chamados hipercalóricos.

    Caso isto não seja possível por conta de sua atividade profissional, e você esteja ciente de que isto poderá trazer complicações para a sua saúde, para pelo menos deixar seu abdômem mais definido, você precisará hipertrofiar os músculos do abdômem. Para isso, faça 2 exercícios abdominais, com 3 a 4 séries entre 20 a 30 repetições cada uma, 3 vezes por semana, com bastante sobrecarga (peso). Tenha em mente apenas que hipertrofiar qualquer músculo com o percentual de gordura tão baixo como você tem se torna bem difícil. E nem pense em tomar esses suplementos que indicaram para você!

    Saliento que manter esse percentual de gordura não é saudável!

    Espero ter ajudado.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  67. Anônima: Antes de mais nada, 2 meses são muito pouco para se falar em resultado. Se preocupe primeiro em mudar seus hábitos, tanto alimentares como em relação às atividades físicas. Passe também por todo o período de adaptação com paciência, aí sim você começa a direcionar seu treino para os seus objetivos.

    Com relação aos seus objetivos, o ideal para emagrecimento é treinar tanto a musculação como o aeróbico pelo menos 5x por semana. Com relação às quantidades de cada um e à ordem, faça como recomendado no texto.

    E por último, mas não menos importante, consulte um nutricionista para preparar um plano alimentar adequado para você. Não pense em dieta, pense em reeducação alimentar.

    Espero ter ajudado.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  68. Tudo bem Eduardo?
    Meu nome é Diogo, estou treinando tem uns tres meses mas pratico atividade intensa todos os dias pois sou bailarino. Tenho 65kg e 1,79 de altura, tenho 3% de gordura no corpo, tem algum suplemento que eu possa tomar pra tonificar meu abdomem?
    Me indicaram ( Charge Labrada, Lipo 6 Nutrex e Lipo Fire Extreme Nutek). Só que andei pesquizando e estres eliminam a gordura do abdomem, só que eu não tenho nada para perder, só queria salientálos mais…
    Aguardo um retrono;
    Desde já agradeço.
    abração

    Post a Reply
  69. Olá Eduardo!
    Gostaria que fizesse o favor de me orientar em algumas questões.Comecei a malhar a dois meses, meu objetivo é emagrecer e tonificar os músculos de uma forma geral,parei de fumar a 5 meses e engordei 7 quilos.Malho 5 x por semana, sendo que 3x faço musculação que dura 1 hora e em seguida mais 1 hora de aerobico na maioria das vezes no elíptico esses 5 dias. Apesar do esforço não vi ainda muito resultado, será que eu deveria tomar algo para acelerar o emagrecimento? Ah! to fazendo dieta tbém e está muito lento e assim fico desanimada.Pode me ajudar com alguma dica?Te aguardo e desde já te agradeço.

    Post a Reply
  70. Flavia,

    Com relação à fome que você sentia, isto era um bom sinal. Significava que o seu treino estava acelerando o seu metabolismo, o que é excelente para emagrecer. Claro que se você, quando sentia essa fome, acabava comendo quantidades suficientes para superar as calorias que havia gastado, esse emagrecimento não ocorreria. Mas não significa que sentir essa fome “de leão” seja errado, pelo contrário, é um bom sinal.

    Com relação aos suplementos, costumo dizer que não vale a pena tomá-los no começo por dois motivos: primeiro porque, explicando de uma forma simples, suas células ainda não estão preparadas para aproveitar aquele suplemento, então você iria eliminar a maior parte dele pelas fezes e urina. Segundo porque, em fases iniciais, não é recomendado que se treine em intensidade alta, visto que o seu corpo ainda precisa passar por uma série de adaptações neuromusculares, ortopédicas e fisiológicas para suportar treinos mais avançados. E treinando em intensidades leves a moderadas não seria necessário suplementar. Porém, tudo isto não significa que seja errado suplementar, ou que é proibido, ou que faça mal. Apenas não é necessário.

    De qualquer forma, converse com um nutricionista especializado na área desportiva, que ele é o profissional mais indicado para corrigir a sua alimentação e prescrever a sua suplementação se for o caso. Converse também com um educador físico competente para ajustar o seu treino da melhor forma possível.

    Espero ter ajudado. Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  71. Eduardo, lendo so comentarios e suas respostas, fiquei numa duvida, vc diz que para quem está começando a suplementação alimentar seria disperdício. Estou malhando a exatos 1 mês, pego pesado sem fazer aeróbico, percebi que tenho mais resultado do que as outras vezes que fazia aeróbico após ou até mesmo antes ( já teve instrutor que mandou fazer 30m antes e depois da musculação) não emagrecia nada, pq isso dava uma fome de leão, e mesmo controlando, tinha hora que não dava e acabava comendo demais.
    Agora está tudo diferente, só musculação, tomo proteina isolada de soja com karo, pós treino. Chego em casa sem fome, ai é que tá minha duvida. Qto tempo devo esperar para almoçar? Chego praticamente na hora do almoço, mas totalmente sem fome.

    Post a Reply
    • olá, eu gostaria muito de saber se eu poço fazer jump uma vez por semana faço musculaçao, de segunda a sexta tenho 39 anos

      Post a Reply
  72. Mariano,

    Muito obrigado pelos elogios! Realmente é bem difícil encontrar materiais de qualidade na internet hoje, visto que qualquer um pode ter um site e escrever o que bem entender. Meu foco sempre foi procurar escrever o melhor conteúdo possível, dentro do conhecimento que adquiri na faculdade e com a experiencia pessoal, procurando sempre que possível citar as fontes. Não pretendo fazer nada com rigor de publicação científica, até porque afastaria o público em geral, mas sempre com respaldo. Faço porque sinto que tenho uma obrigação social de compartilhar o conhecimento a que tive acesso.

    Realmente é difícil conciliar o tempo de publicar aqui com a correria do dia a dia. Meu objetivo era escrever um artigo por semana, no mínimo, mas estou longe de alcançá-lo. Desde maio que não consigo ter tempo de escrever nada. Mas elogios como o seu só nos encorajam a continuar a empreitada e escrever sempre, pois esse é o meu “pagamento”, saber que tem gente que acompanha e gosta do meu trabalho, e que meus esforços são úteis para as pessoas.

    Obrigado!

    Abraço!

    Post a Reply
  73. Luisa,

    A princípio, não. Como diz o texto, tudo depende da intensidade deste aeróbico e dos seus objetivos. Qualquer pessoa que queira o máximo de hipertrofia que seu corpo pode alcançar, deve fazer os aeróbios com muita moderação ou até abdicar totalmente. Mas para aqueles que, como a maioria, querem apenas alguma hipertrofia para “definir” melhor o corpo, e ajudar no processo de perda de gordura, os aeróbicos não seriam um problema. Veja apenas quais são as suas prioridades para seguir as recomendações do texto.

    Espero ter ajudado.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  74. Faaaaala Eduardo!! Cara, dei uma leve geral aqui no seu blog e achei muito interessante as informações contidas nele!!!

    Infelizmente não achamos hoje em dia tantos profissionais capacitados e atentos como vc!!

    Sei que muita gente já o elogiou por esse soberbo trabalho, só gostaria de salientar mais ainda a importância dele, visto que vivemos numa época de carência de leitura e de repente encontrar um blog com informações corretas, claras, objetivas e que demonstra claramente uma preocupação para com seu público é de digno de apalusos e reconhecimento!!

    Além disso vc a todo momento cita a genética como fator fundamental e determinante em diferentes casos. E eu, como biólogo, sei da importância e predominância desse fator para todos os objetivos do pessoal acima!! Seja de ganho de massa à perda de peso!!

    Muito bom Eduardo!! Continue nesse profissionalismo ímpar que poucos têm!!! E vc só tem a ganhar!!

    No que depender de mim, vou sempre recomendar esse blog, como jah o fiz pra 3 pessoas!!! Recomendo vc tb a não abandoná-lo, visto o grande sucesso que este está fazendo!!

    Digo isso pq é muito comum autores de blogs não conseguirem conciliar sua vida virtual com pessoal/profissional e acabam por deletar ou não atualizarem mais os seus blogs!!

    Forte abraço e toda vez que eu puder, faço um coment!!

    E mais uma vez, parabéns!!!

    Post a Reply
  75. Eduu eu to na academia faz pouco tempo, o meu objectivo é ganhar bumbum, perna e Tirar a barriga. Se eu frequentar as aulas aerobica vai atrapalhar alguma coisa? Beijo, o seu blog é show

    Post a Reply
  76. Anônimo 1:

    Treine pesado e com orientação, e procure um nutricionista para ajustar sua alimentação.

    Anônimo 2:

    Que dá dá, mas não é necessário. Seu corpo vai aproveitar muito pouco, você vai desperdiçar dinheiro. Preocupe-se inicialmente em fazer todas as adaptações necessárias, e começar a aumentar a intensidade do seu treino ao longo do tempo. Resultados são uma construção diária, tijolinho por tijolinho.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  77. Edu, parabéns pelo site!
    Gostaria de saber…. Dá para tomar suplemento mesmo malhando faz pouco tempo? e gostaria d saber se eh necessário um pré-treino espesifíco antes? tipo dizem para fazer o treino com menos cargas e dps treinar com as cargas q usa.

    Desde já, agradeço mt!
    Abraço e por favor me responda.

    Post a Reply
  78. Eduardo eu quero ganhar massa muscular ou seja quero ganhar perna e bumbum mas quero Tmbm tirar a barriga o que faço me ajudaaaaa !!!!!!!!!!!

    Post a Reply
  79. muito obrigada ajudou muito! nossa e que rapidez em responder em? rsrsrs
    ah e quanto a musculação, eu pego sempre o máximo de peso que consigo, seguindo sempre a fichinha que o instrutor nos passa! beijoss e obrigada!

    Post a Reply
  80. Olá Ione,

    Obrigado pelos elogios e parabéns pelos resultados. Afinal, são aproximadamente 6kg em 7 meses, o que é muito bom!

    Com relação à sua dúvida, vai depender apenas da intensidade do seu treino de musculação e de qual é seu objetivo principal. Se você deseja ganhar o máximo possível de massa muscular que sua genética permita, deveria diminuir um pouco o aeróbio. Caso contrário, se você deseja apenas ganhar alguma massa muscular com o objetivo principal de continuar perdendo gordura, pode manter como está. Apenas recomendo que, como diz o post, comece com o treino de musculação. Faça-o na máxima intensidade possível para seu nível de condicionamento (afinal, você treina há apenas 7 meses) e finalize com o treino aeróbio em intensidade de moderada a forte.

    Outro ponto importante é melhorar a frequência semanal. Para o seu objetivo, seria importante treinar pelo menos 5x por semana.

    E por último, mas não menos importante: procure um nutricionista, pois 50 a 60% dos seus resultados vêm de uma boa alimentação. E na sua fase de treino já pode considerar os suplementos clássicos, como a boa e velha combinação de Whey Protein + Maltodextrina imediatamente após o treino.

    Espero ter ajudado,

    Abraço e bons treinos.

    Post a Reply
  81. Nossa, muito legal seu blog contém informações muito importantes para quem quer executar um treino bem feito! malho a 7 meses, mais ou menos três dias por semana meu objetivo é hipertrofia + perca de gordura localizada, entrei na academia com 70,1 kg tenho 1,64 de altura, a princípio o meu professor me falou que eu estava em quadro de pré obesidade, estava com 19 quilos de gordura, hoje estou com 64,5 aproximadamente, e tenho segundo o professor 13 quilos quilos de gordura, treino mais ou menos 2:00hrs, 2:20hrs por dia sendo 40 minutos bicicleta em ritmo rápido, e o resto do tempo musculação. gostaria de saber se eu estou exagerando no aeróbio? ah e eu pego bem pesado mesmo na musculação! pois meu intuito é engrossar e definir ainda mais coxas e bumbum! se poder me responder eu agradeço! não tomo nenhum tipo de suplemento e minha alimentação é um pouco bagunçada, rsrsr PARABÉNS PELOS POSTS!

    Post a Reply
  82. Douglas,

    Antes de tudo, recomendo que você trabalhe com objetivos menores, para ir conquistando-os, até chegar ao seu objetivo final. Não foque já no seu objetivo final, porque ele pode demorar a vir e ser uma fonte de frustrações. Por exemplo: você quer chegar a 59kg, e está com 72. Então coloque como meta 68kg. Quando bater essa meta, estabeleça outra para 65kg. E assim sucessivamente até chegar nos seus 59kg. É uma dica que ajuda muito na motivação.

    Com relação à sua pergunta, fique tranquilo que a musculação não vai atrapalhar em nada o seu objetivo de emagrecer. Muito pelo contrário, a musculação é tida hoje como o meio mais eficiente para se emagrecer, porque acelera e muito o seu metabolismo. E, esteticamente, não vai dar essa aparência inchada que você mencionou não, porque músculo é mais denso que gordura, portanto, ocupa menos espaço. O máximo que pode acontecer é você ficar com uma falsa sensação de que não está emagrecendo, porque pode acontecer de o peso na balança não diminuir ou diminuir pouco. Por exemplo: você perde 2kg de gordura e ganha 2kg de músculo, o peso na balança vai ficar o mesmo, mas você estará mais magro. Emagrecer significa perder gordura, não necessariamente perder peso na balança. Entende a diferença?

    Com relação à esteira, se você optou por fazer exercícios aeróbicos, não tem muita importância em qual tipo você escolheu, seja esteira, bike, elíptico ou o que for.

    Obs.: Sua academia deveria ter um profissional competente para te acompanhar e tirar esse tipo de dúvida, principalmente por causa da sua idade. Quer um conselho? Procure uma academia decente ou contrate um personal trainer!

    Espero ter ajudado,

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
    • Valeu EDU , muito obg por responder e valeu pela dica de estebelecer metas pequenas 🙂 .

      Sucesso pra voce e seu blog.

      Post a Reply
  83. Olá Eduardo ,gostei do blog esta de parabens . Olha eu tenho 15anos , altura 1,72 .peso 71.8 , comecei a fazer academia tem uma semana , eu sou gordinho sabe ai meu nutricionista falou pra mim tomar 2capsulas de oleo de cartamo antes do almoco , Eduardo tira uma duvida minha .
    Eu quero chegar nos 59 kg e depois comecar a ganhar massa , pq como tenho 71.8kg e pegar mais firme na musculacao irei ganhar massa :/ dau nao quero fcar muito cheio sabe. Eu entro na academia as 7:40 e faco aerobica 20min e o resto do tempo e musculacao , pois na academia so tem bike , eliptico etc … Mais nao tem esteira. SEG QUA SEX eu malho braco . TER QUI perna , SAB so aerobico e abdominal ..
    Eu fazendo musculacao vou engordar tipo ficar cheio , sendo que quero perder peso ?
    Como a academia e fraca “sem esteira” vou ter que fazer caminhada todoa os dias ?
    Lembrando que eu quero emagrecer e ficar definido … Tipo chegar as 59 e depois aos 67 mais com musculos definidos

    GRATO EDU !

    Post a Reply
  84. Eduardo, a intesidade o treino faço de intensidade moderada/alta e o aeróbico corro 20minutos mais leve depois uns 15 minutos intervalados 2min rápido e 1 min mais leve. Vou ficar tomando a whey depois de tudo mesmo e valeu aê pela ajuda.
    abraço!

    Post a Reply
  85. Philipe, tudo vai depender da intensidade do seu treino de musculação e, principalmente, da duração e intensidade do aeróbico que você faz depois. Mas, em geral, você tomaria o Whey depois de finalizar todos os exercícios.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  86. Eae Eduardo, tudo tranquilo? Muito bom aí seu artigo, mas tem uma coisa que você não citou e continuo sem saber. Perdi cerca de 10kg em 4 meses só dando uma ajeitada na alimentação e faz 3 meses que tô malhando e correndo umas 3 vezes por semana. Só agora resolvi suplementar com whey protein, mas me bateu uma dúvida: é melhor tomar a whey logo depois do treino e antes do aeróbico ou só depois de todo o exercício(treino+aeróbico)?

    Abraço! e desde já obrigado!

    Post a Reply
  87. Fábio,

    É complicado fazer afirmações do tipo haverá ou não catabolismo, visto que tudo no seu corpo depende de vários fatores que fica difícil controlar para se chegar a uma resposta. O que eu posso dizer para você é que a princípio não, que o total de 1h40m de treino não seriam suficientes para um catabolismo significativo.

    Considere incluir Whey + Dextrose antes do treino, além de continuar com a Whey + Malto que você toma depois. Alguns aminoácidos, como a glutamina e BCAA por exemplo, também auxiliam no processo se evitar catabolismo excessivo.

    Espero ter ajudado. Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  88. Eduardo
    Bom dia, tudo bem?

    Estava a busca das perguntas que venho tendo e procurei no google, e acabei achando seu site. Cara, muito boa as matérias e esta de parabéns. Minha duvida é o seguinte, treino a 1 ano e meio, faço musculação por prazer, porem decide me empenhar mais e ter um corpo mais legal. Li nesse topico em relação ao aerobico, e me tire uma duvida, começo o treino com a musculação, peito e tricips, porem como toda academia é cheia, não consigo fazer todos em menos de 1 hora, e após o treino, faço 3 vezes por semana 20 minutos de aerobico para manter bem o cardio e perder a gordura localizada no abdomem. Após esse treino de 1 hora e 20 minutos mais ou menos, faço mais 20 minutos de aerobico, estarei catabolizando e queimando musculo? O que fazer para após o exercicio, queimar gordura e não entrar em catabolismo? Lembrando que após o treino tomo whey e malto.
    obrigado pela ajuda.
    Abraço

    Fabio Maia

    Post a Reply
  89. Fala Edu, tudo blz cara? Sou o Denis do comentário acima citado. Estou mantendo as dicas que você me auxiliou e sempre treinando com foco no objetivo. Me tira uma duvida, é aconselhável eu tomar um hipercalórico sendo que meu metabolismo é devagar? Quero ganhar massa muscular porém com aquele medo de ganhar barriga. Outra coisa, se eu começar a tomar o hiper, porem diminuir a ingestão de carboidratos diario (calorias), o resultado será satisfatório? Bom desde ja agradeço sua ajuda e recorro a você pois pelas suas respostas deve ser um ótimo profissional.
    Abraços

    Denis Bonisi

    Post a Reply
    • Denis,

      Essa pergunta é bem difícil de ser respondida sem que eu te conheça pessoalmente. Em geral, se a sua dieta estiver equilibrada e com a quantidade ideal de calorias para você, não há necessidade de hipercalóricos. Muito menos fazendo manobras na sua dieta para encaixá-los. Seria melhor apostar nos suplementos mais tradicionais, como os clássicos malto e whey. Agora, se você achar interessante, pode tentar tomar por 3 a 4 semanas e ficar monitorando o peso e a circunferência abdominal. Se o peso subir, mas a circunferência abdominal não aumentar, haveria uma boa probabilidade de você não estar engordando, mas sim ganhando massa muscular. Da mesma forma, se a circunferência abdominal estiver aumentando, é provável que esteja engordando.

      Meu conselho é que você faça um investimento na sua saúde e nos seus resultados consultando um bom nutricionista esportivo.

      Abraço e bons treinos!

      Post a Reply
  90. Anônimo, depende sempre dos seus objetivos. Mas a princípio não tem problema.

    Abraço e bons treinos.

    Post a Reply
  91. Ola Edu
    Eu gostaria de saber como devo praticar musculação com aerobicos, eu posso fazer musculação 3 vezes por semana e aerobicos todos os dias ou os aerobicos tambem devem ser realizados apenas 3 vezes por semana?

    Post a Reply
  92. Anônimo,

    Dê uma relida no tópico sobre emagrecimento aqui do texto que a resposta para sua pergunta está lá.

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  93. ola gostaria de saber o que é correto para emagrecer primeiro musculaçao e depois esteira obrigada

    Post a Reply
  94. Oi Eduardo meu nome é LIZANDRA começei a malhar vai fazer 2 semanas,meu objetivo principal é eliminar 8kg,sempre começo o treino pelos aerobicos e depois a musculação estou fazendo certo? E quanto tempo de aerobico por dia é idicado?
    ATT
    LIZANDRA MOTA…OBG DESDE JÁ.

    Post a Reply
    • Oi Lizandra, tudo bem?

      Dê uma relida no tópico sobre emagrecimento aqui do texto que a resposta para sua pergunta está lá.

      Abraço e bons treinos!

      Post a Reply
  95. Olá Daniela,

    Primeiramente é difícil falar de “certo ou errado”, visto que não acompanho seus treinos, nem tenho informações suficientes para verificar o contexto do seu treinamento. Mas, olhando de fora, não vejo problema algum na forma como a sua rotina está dividida. A única dica que eu daria, para o seu caso, é fazer a esteira APÓS o treino de musculação, pelos motivos expostos no texto.

    Espero ter ajudado!

    Post a Reply
  96. Oi Eduardo. Tudo bem?
    Vou te contar minha rotina de exercicios:
    Treino 5 dias na semana, faço 1 hr de esteira todos os dias, caminho 5 minutos e corro 5. Depois treino musculação: segunda, perna e abdomen, terça costas, quarta esteira e pulo corda e abdomen, quinta peito, sexta perna e abdomen. O problema é quero emagrecer e tambem ganhar massa muscular. Tenho 34 anos 1,60 de altura e 60 kl. Queria perder uns 5 kilos. Ah, sigo uma dieta tbm passada pela nutricionista. O que vc acha? Ta certo tudo isso? Queria saber de um outro profissional…

    Post a Reply
  97. Fala Edu, na paz!

    A principio agradeço pela grande ajuda que você me proporcionou, e desde ja irei me empenhar a estabelecer uma rotina diferenciada e com ajuda de um profissonal do ramo.
    Essa ajuda de um profissonal, é possivel ser com você, se sim, me informe um contato para discutirmos mais sobre o assunto.
    E desde ja agradeço e mais uma vez, Sucesso!

    Abraço

    Denis Bonisi

    Post a Reply
  98. Denis,

    Obrigado pela visita e pelos elogios, e desculpa pela demora em responder.

    Quanto à sua dúvida: é como você disse, não há como direcionar a perda para esta ou aquela parte do corpo. Para perder a barriga, é necessário ter paciência, visto que as gorduras acumuladas nela costumam ser as últimas a sair. Isto porque a barriga é o centro de gravidade do corpo, e por isso o organismo dá preferência a carregar o excesso de peso ali.

    E só uma observação: você perdeu 16kg em apenas 3 meses. É uma perda muito acelerada, e normalmente perdas muito aceleradas aumentam as chances de recuperar depois. Foque nas suas mudanças de hábito, tanto alimentares como de praticar atividades físicas, e não no resultado imediato. Converse com profissionais da educação física competentes, pois treino de musculação 6x por semana para quem treina há apenas 3 meses é muito, principalmente se você já estiver fazendo treinos avançados. Também é muito cedo para tantos suplementos. Não faz mal, mas também o organismo aproveita pouco e você vai eliminar a maior parte deles pelas fezes e urina. No mais, parabéns pela dedicação e pelos resultados!

    Abraço e bons treinos!

    Post a Reply
  99. Fala Edu, blz meuw? Primeiramente Parabéns pelo seu blog, realmente expandiu meu conhecimento em musculação e tirou muitas das duvidas que carrego a um tempo!
    Cara é o seguinte, malho a 3 meses, comecei com 94 kilos, resolvi mudar minha alimentação, fazer musculação e com foco no objetivo final, Hipertrofia. Malho 6 vezes por semana, todos os dias aerobicos e um bom treino, tomo whey isolado, um pre treino, bcaa e creatina, e hoje, após 3 meses estou pesando 78 kilos e otimos resultados. Minha duvida é o seguinte: Sei que perder gordura em um unico local é mito, se perde por completo certo, então como faço para perder a famosa pochete rs, e deixar uma barriga chapada? Qualquer coisa caso você não responda irei entender perfeitamente, e desde ja agradeço pelo conhecimento passado.
    Parabéns e sucesso.

    Denis Bonisi

    Post a Reply
  100. Olá Edu, hoje vou postar um texto seu! Os créditos estão no final do texto junto ao seu BLOG!
    Abraços e Parabéns!

    Post a Reply
  101. Oi Ceyla,

    20 dias ainda é muito pouco para se avaliar resultado. O certo é um período de 4 a 8 semanas de adaptação para só após isso começar a direcionar o treino para o objetivo da pessoa. Portanto, resultados perceptíveis só após cerca de 2 a 3 meses.

    Seria interessante você considerar fazer musculação neste processo de emagrecimento. É uma das atividades que mais recomendo para perda de gordura, visto que ela acelera bastante o metabolismo. Você disse no comentário que não quer músculo, mas a quantidade de músculo necessária para se alcançar esse objetivo não é nada que vá masculinizar o seu corpo ou te deixar “bombada”. Pelo contrário, só vai ajudar a definir pernas e bumbum, além de melhorar a sua saúde com um todo.

    Abraços e bons treinos.

    Post a Reply
  102. valeu Eduardo eswtou fazendo exercicio fisico 2 a 3 horas por dia ,mas nao estou usando peso, pois nao quero musculo .apenas definir um pouco.. quanto a nutricionista ? aki na minha cidade nao tem , pois moro num interior bem distante de cidade grande.(RECIFE)E NAO TENHO CONDIÇAO DE CONSULTAR UM . ESTOU MALHANDO A 20 DIAS E ACHO Q ESTA DANDO RESULTADO.MAS SO FAÇO EXERCICIO SEM PESO OU BEM BEM LEVE.TO CERTA OU NAO? OBRIGADO, SO VC RESPONDER JA ME AJUDA MUITO.

    Post a Reply
  103. se possivel vc poderia criar um programa de exercicio pra mim , pois a academia q eu frequento ,nao tem perssonal. e interior de pernambuco. . desde ja grata. ceyla

    Post a Reply
      • Oi Eduardo adorei seu blog!tenh 43 ans peso 63k tenh1.55 d altura malho a 2 anos mais ta difícil ganhar massa muscular o que devo fazer?

        Post a Reply
  104. oi eduardo adorei seu blog.mas vc poderia me dizer oq devo fazer? tenho 93 kilos ,170 alt.e ja tenho pernas com musculo ,mas a parte de cima e so gordura localizada. abdomem ,braços , costas . so tenho musculo nas pernas . quero emagrecer em cima pra dpois trabalhar pernas . to certa?pois q1 ja tenho facilidade de musculo nas pernas e nao tenho bumbum. ajude me por favor. obrigada .ceyla

    Post a Reply
    • Olá Ceyla. Obrigado pela visita.

      Com relação à sua dúvida, infelizmente não há como direcionar o emagrecimento (perda de gordura) para uma área específica do corpo. Ou se emagrece, ou não se emagrece. Os locais onde nosso organismo deposita mais gordura são determinados geneticamente. Consulte um nutricionista para elaborar um plano alimentar hipocalórico e continue treinando duro para conquistar seus objetivos. Não é necessário perder gordura primeiro para ganhar músculo depois, os dois processos podem acontecer simultaneamente sem problemas.

      Post a Reply
    • oi, eu tenho 22 anos e tenho 1.63 de altura, e peso 68.5 kg. quero perder 18kg como faço?

      Post a Reply
      • Oi Alima, existem muitos blogs de pessoas que fizeram reeducação alimentar (não tem como fugir dela) aliada a exercícios físicos, que obtiveram resultados incriveis. Não precisa ser rico, nem fazer lipo, nem ser extremista como redução de estômago, mas sim determinação pra chegar na sua meta. Estou falando isso, porque quero perder os mesmo 18 kgs que vc e já consegui eliminar 3kg, no primeiro mês. Mudei minhas alimentação e sai do sofá. 30 minutos de exercícios por dia, já ajudam muito. Depois se quiser dar firmeza ao corpo, musculação é o indicado. Espero ter ajudado. Abraço.

        Post a Reply
  105. Minita, se eu entendi bem o que você desejá é tonificar a musculatura e perder gordura para definir, confere?

    Nesse caso, é melhor fazer o aeróbio depois da musculação mesmo, no dias que você treina. Além de caprichar na alimentação.

    Abraço!

    Post a Reply
  106. Oi Eduardo, gostei mt do seu artigo. Me confirma uma coisa: Se eu malhar 4 vezes por semana, quiser ganhar tonificação total e devida definição, ficar bem durinha e não engordar, faço musculação e depois cardio, alterno dias… me ajuda, pois ja fiz de td, mas bunda e coxa, ta dificil. Valeu!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pilates emagrece mesmo? Saiba todos os mitos sobre o método! - Blog Pilates - […] Concluindo enfim que quem quer emagrecer ganhando massa muscular e não engordar mais, a dica é apo…. […]
  2. Depoimento: "como deixei a musculação para fazer Pilates" - Blog Pilates - […] Ainda sim, não é incomum que alguns públicos específicos sintam receio de optar pelo Pilates como principal atividade –…
  3. Por que ficamos doloridos após o exercício? | Eduardo Araújo - Personal Trainer | Florianópolis e São José/SC - […] também: Musculação Emagrece?; Aeróbicos Antes ou Depois da Musculação?; Mulher pode fazer […]
  4. Onde Encontrar Kickboxing Emagrece Antes E Depois - […] Aeróbicos antes ou depois da musculação? | Eduardo … – O certo é fazer os exercícios aeróbicos antes ou…
  5. Exercício aeróbico antes ou depois da Musculação? | Você Fitness - […] a praticar qualquer atividade física, a fim de obter apenas os benefícios de sua prática. Por Eduardo Anraujo…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *