Que a musculação tem uma série de benefícios para a saúde, já está bem claro atualmente. Que ela tem o maior potencial de mudança na composição corporal, também. Mas ela pode ser praticada pelas mulheres? Há contra-indicações?
A mulher pode (e deve) treinar! Veja porque:
A musculação trás uma série de benefícios para o corpo feminino:
- Correção ou melhora da postura;
- Ganho de massa magra (hipertrofia);
- Maior resistência muscular;
- Protege ossos e articulações;
- Previne osteoporose;
- Aumenta a auto-estima;
- Modela o corpo;
- Melhora a estética corporal;
- Combate a flacidez;
- Diminui o colesterol;
- Melhora o fluxo sanguíneo;
- Fortalece os músculos;
- Acelera o metabolismo;
- Aumenta a resistência corporal;
- Melhora da flexibilidade.
Entre tantos outros benefícios.
Porém, há um mito antigo que faz com que as mulheres tenham medo de fazer musculação:
A mulher pode ficar masculinizada?
Definitivamente, não! Os mecanismos para hipertrofia (ganho de massa muscular) são bem diferentes no homem e na mulher, por conta da total diferença hormonal entre eles. A mulher, naturalmente, tem níveis muito menores de testosterona, que é o principal hormônio anabólico. Além da diferença hormonal, há a diferença morfológica, ou seja, a distribuição da massa muscular pelo corpo da mulher é diferente da dos homens. Diante destas e de outras questões, a velocidade e magnitude dos ganhos de massa muscular são bem menores nas mulheres. Além disto, a mulher só vai ganhar massa muscular onde ela quiser. Não há perigo de ela ganhar braço sem que essa seja sua intenção, por exemplo.
A mulher que pratica musculação se torna uma mulher forte, e não uma mulher masculinizada! Normalmente, o referencial das mulheres que tem esse medo de ficar masculinizadas é o corpo de atletas que treinaram para aquele fim, e dedicaram anos direcionando todo o treinamento, dieta, suplementação e até recursos ergogênicos para alcançá-lo.
A mulher pode praticar musculação com os mais variados objetivos: Emagrecimento, ganho de força, saúde, acelerar o metabolismo (e assim facilitar o controle do peso), ganho de massa muscular (com ênfase em determinadas partes do corpo: perna e bumbum são disparados os mais procurados), e etc. E é ótimo para a celulite! Agora aqui cabe uma ressalva: Mesmo que o objetivo seja ganhar massa muscular apenas nas pernas e bumbum, por exemplo, é de suma importância que os outros grupamentos musculares do tronco sejam treinados, a fim de evitar lesões, garantir que o metabolismo seja acelerado adequadamente, melhorar a postura, estética dos seios e etc etc.
Poranto, meninas, não tenham medo! A musculação só vai trazer benefícios para o seu corpo, tanto do ponto de vista da saúde como da estética!