Alongar antes/depois do treino: certo ou errado?

Provavelmente você sempre ouviu que precisa se alongar antes de se exercitar, para não se machucar.

Quase todo mundo que chega na academia para treinar, dá aquela passadinha na área de alongamentos antes de começar e na hora de ir embora.

Por outro lado, recentemente você já pode ter ouvido falar ou lido em algum lugar que não se deve alongar antes de treinar.

E agora? Continue lendo esse artigo para ver o que tem fundamento ou não nessa história.

O que tem de verdade nessa história?

Bom, toda essa dúvida surgiu a partir do erro de interpretação e/ou divulgação (por parte da mídia) de alguns estudos recentes.

Primeiramente, é preciso deixar claro que alongar antes ou depois do exercício NÃO É preventivo de lesão como sempre se acreditou. Isto não passa de mito!

O que realmente é preventivo de lesão é se AQUECER antes de começar.

Além do mais, fazer alongamentos vigorosos não é indicado, nem antes nem depois do treino, em cada momento por seu motivo.

Mas agora vem um paradoxo: ter bons níveis de FLEXIBILIDADE é essencial para prevenir lesões. E como você melhora seus níveis de flexibilidade? Justamente com alongamento!

Pronto, agora confundiu?

É que o X da questão está no fato de que os exercícios de alongamento feitos para ganho de flexibilidade vão muito além daquele alongamentozinho “migué” que as pessoas fazem na academia. Aquele clássico, de leve, segurando 10 a 20 segundos em cada posição, sabe?

São necessárias séries mais completas e intensas de alongamento, feitas especialmente para este objetivo, em que os alongamentos vão mais ao limite do músculo, e o tempo em cada posição é bem maior. E são estas séries que não devem ser feitas imediatamente antes ou depois dos exercícios.

Antes porque afeta a capacidade de produzir força durante o treino, e depois porque as estruturas que sinalizam o “limite” do alongamento ficam “adormecidas”, então você pode acabar passando do ponto.

Resumo: além de AQUECER bem, ser FLEXÍVEL previne lesões. E você adquire flexibilidade com exercícios de alongamento, mas eles devem ser feitos em sessões específicas para este fim, em momentos separados do treino.

Aqueles alongamentos leves, de 10 a 15 segundos em cada posição, que as pessoas estão acostumadas a fazer nas academias, nas peladas de final de semana, etc, na verdade nem fedem nem cheiram, ou seja, nem ajudam nem atrapalham.

Isso também estava confuso pra você? Comenta aí!

Compartilhe esse post:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email