O Que São Triglicérides e Como Mantê-los Normais

O que são Triglicérides e como manter seus níveis normais

A importância do controle do Colesterol está bastante em voga na mídia, e já é de conhecimento da maioria das pessoas. Porém, um pouco menos falados que o Colesterol, mas tão perigosos quanto para a saúde, são os Triglicérides (ou Triglicerídeos). A Hipertrigliceridemia, ou seja, seus níveis elevados na corrente sanguínea, está associada a diversas doenças cardiovasculares. Mas o que são Triglicérides e como fazer para manter os seus níveis saudáveis? Veja a seguir!

O que são Triglicérides e porque fazem mal?

Triglicérides, ou Triglicerídeos, são moléculas de gordura compostas por ácidos graxos e glicerol. São a principal forma de armazenamento de energia do organismo, que os acumula na forma de tecido adiposo. São necessários ao organismo, pois atuam na regulação térmica, na composição de alguns hormônios, no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), além de ser a segunda fonte mais rápida de energia (a primeira é a glicose). Porém, seus níveis elevados estão associados a formação de placas nas artérias, fazendo com que elas fiquem entupidas. Para cada aumento de 88,5 mg na dosagem de triglicérides no sangue, o risco de doenças coronarianas aumenta em 37% para mulheres e 14% para homens. Seus níveis elevados também estão associados à Pancreatite. Os riscos para a saúde aumentam quando estão associados a outros distúrbios, como taxas elevadas de colesterol, obesidade, histórico familiar e etc.

Há dois tipos de triglicerídeos:

  • Endógenos: são formados no fígado, através da metabolização de certos alimentos e bebidas ricos em açúcar e álcool;
  • Exógenos: são absorvidos através da alimentação.

Quais são seus níveis normais, e como fazer para mantê-los? O que fazer para diminuí-los?

Não há unanimidade sobre as quantidades normais de triglicérides na corrente sanguínea. Há quem considere valores até 250 mg aceitáveis, e há quem defenda que acima de 100 mg já pode ser considerado anormal. Mas o mais comum tem sido trabalhar de acordo com a tabela a seguir:

Tabela de referência para os Triglicérides Sanguíneos

O principal impacto para manutenção dos níveis considerados normais, ou para diminuição dos níveis classificados como altos, é a dieta. Isto porque sempre que ingerimos gordura os níveis de triglicérides sanguíneos aumentam. O grau deste aumento varia de acordo com os níveis basais, ou seja, os níveis que já se encontravam antes do consumo. Por exemplo, se o nível basal está em 80 mg, e há o consumo de cheeseburger com batata frita e milk shake, poderá ocorrer um aumento de 15 a 20%, chegando ao patamar de 92 a 96 mg. Já esta mesma refeição consumida por uma pessoa com níveis basais de 300 mg fará com que essa taxa ultrapasse os 350 mg. É por isso que o exame de triglicérides sanguíneos precisa ser feito em jejum de 12 horas, para que o consumo de alimentos não interfira no resultado.

Evitar alimentos ricos em gordura saturada (frituras e gordura animal) diminui as taxas de triglicérides sanguíneos em 20% a 30%. É importante também diminuir a ingestão de açúcares e álcool. Veja abaixo as tabelas dos alimentos que devem ser evitados e os que podem auxiliar na manutenção ou diminuição dos níveis:

Triglicérides - Tabela de alimentos para evitar
Tabela retirada de http://vilamulher.terra.com.br/triglicerides-11-1-70-88.html

Outro fator de extrema importância é a prática de atividades físicas, ou seja, fugir do sedentarismo. A prática regular de atividades físicas colabora para a manutenção dos níveis normais, e no caso de níveis  estarem elevados, esta prática os diminui em 20 a 30%. Portanto, mexa-se!

Leia também: Sedentarismo, O Mal do Século!

É isso. Abraço e bons treinos! Deixe seu comentário!

Referências:

Gostou? Compartilhe este post:

14 Comments

  1. O meu trigliceridios deu 523 estou horrorizada ….tomo diuretico e remédio de pressão alta a médica suspendeu o diuretico e retirou tudo de carboidratos estou com medo de infarte

    Post a Reply
    • Olá Marcia,

      É preciso realmente passar a se cuidar. Recomendo que consulte um bom nutricionista, a fim de ajustar sua alimentação, e que comece a se exercitar. Musculação é uma ótima pedida!

      Post a Reply
  2. Minha filha tem 4 anos e está com o triglicerídeos a 175 , achei Alto para ela, mas a pediatra disse que considerando as outras medidas está normal. Achei estranho. Por favor, preciso de outra opinião.

    Post a Reply
    • Olá Mary, tudo bem?

      Realmente, se considerar apenas o valor dos triglicerídeos, está alto. Mas os exames devem ser olhados sempre dentro de um contexto. Recomendo sim que escute outra opinião, mas o profissional mais indicado para isto é um médico. Consulte mais um ou dois pediatras e compare as opiniões.

      Verifique também se a sua filha não está consumindo muitos açúcares e carboidratos refinados. Seria interessante levá-la à um nutricionista.

      Abraço!

      Post a Reply
  3. Olá, Boa Tarde!!
    Meu irmão de 16 anos, está com 191 de triglicerídeos e colesterol total de 131, queria saber se está normal, ou alta, desde já obrigado!

    Post a Reply
  4. O triglicerídeos do meu pai deu 45 isso é ruim?

    Post a Reply
    • Olá Marcílio,

      Os valores considerados normais são abaixo de 150. Mas você deve sempre levar seus exames para um médico fazer a correta interpretação.

      Post a Reply
  5. meu colesterol ta 229 e o triglicerides 250 estao alto?

    Post a Reply
    • Olá Simone. Você deve levar seus exames para um médico avaliar de acordo com o contexto. Mas, num primeiro momento, estão altos sim.

      Post a Reply
  6. Tenho o colesterol HDL 41 e colesterol total 131 e trigliceridos estao a 175 , é preocupante? porque nas analises os valores do colesterol HDL e dos triglieceridos segundo a legenda da folha do laboratório está no nivel de “risco moderado”

    Post a Reply
    • Diogo, você deve levar os seus exames para um médico avaliar. Mas já adianto que, a princípio, está um pouco acima, mas não alarmante.

      Post a Reply
  7. Celina.
    Boa noite doutor meu colesterol hdl 42. Vldl 63. Lda 17 total do colesterol. 122. Triglicérides. E 315. É muito perigoso eu fiz exame Está semana mim responda por favor obrigado

    Post a Reply
    • Olá Maria. Você deve levar seus exames a um médico para que ele possa avaliar. Mas já adianto que os triglicerides estão altos sim.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para emagrecer com saúde! | Eduardo Araújo - Personal Trainer - Florianópolis/SC - […] gordurinhas, isso quando não aproveita aumentando nossas taxas sanguíneas de glicose, colesterol, triglicérides e etc. A dica é se…
  2. O Índice Glicêmico dos Alimentos | Eduardo Araújo - Personal Trainer - Florianópolis/SC - […] Quando alimentos de alto IG são consumidos em excesso, eles são armazenados na forma de triglicérides, que são tão…
  3. Sedentarismo, O Mal do Século! | Eduardo Araújo - Personal Trainer - Florianópolis/SC - […] Aumento das taxas de triglicérides; […]
  4. Colesterol – Qual a diferença entre HDL e LDL? | Eduardo Araújo - Personal Trainer - Florianópolis/SC - […] O Que São Triglicérides e Como Mantê-los Normais […]
  5. Por que é tão difícil emagrecer? | Eduardo Araújo - Personal Trainer - Florianópolis/SC - […] diversos outros males. Leia também: Colesterol – Qual a diferença entre HDL e LDL? e O Que São…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *