Sibutramina, o que é isso?Muita gente me pergunta a respeito da sibutramina, então resolvi fazer um post breve sobre ela.

Sibutramina é o princípio ativo de medicamentos para controle de obesidade, como o Meridia e Reductil por exemplo. Ela age inibindo a reabsorção de neurotransmissores como serotonina, norepinefrina e dopamina, o que ajuda a aumentar a saciedade e controlar a compulsão alimentar. Ela também age acelerando o metabolismo, reduzindo o LDL e os triglicérides e aumentando o HDL. Quando combinada a uma reeducação alimentar e à prática de atividade física, ela tem se mostrado bastante eficiente.


As dosagens comuns de sibutramina são de 10mg e 15mg, administrada via oral normalmente pela manhã.

Os efeitos colaterais da sibutramina são:

  • aumento de pressão
  • taquicardia
  • palpitações
  • vasodilatação
  • constipação
  • xerostomia
  • dor de cabeça
  • insônia
  • parestesia
  • lombalgia
  • náusea
  • dispepsia
  • sudorese
  • alteração no paladar
  • dismenorréia
  • alterações visuais

Deixando claro que estes são os efeitos colaterais possíveis, o que não significa que ocorrerão todos. Alguns desses efeitos são sentidos, em maior ou menor grau, variando de pessoa para pessoa.

É importante frisar que a sibutramina é um medicamento e só deve ser tomada com receita e acompanhamento médicos, e que só surte efeito combinada a reeducação alimentar e prática de atividade física. Recentemente, inclusive, a Anvisa restringiu ainda mais a comercialização, exigindo agora receita azul, que é aquela em que uma cópia fica retida na farmácia e dados como CPF e endereço são pedidos no ato da compra.

E não esqueçamos também que o melhor e mais eficiente meio para emagrecer ainda é a velha combinação: Reeducação Alimentar + Exercícios físicos.

É isso. Abraço e bons treinos!

Comentários

Eduardo Araújo - Personal Trainer
Eduardo Araújo - Personal Trainer

Personal Trainer especialista em emagrecimento e hipertrofia, que atende presencialmente em Florianópolis; e através de Consultoria Online em todo o Brasil.

    11 Comentários em "Sibutramina, o que é isso?"

    • Daniel

      Estou tomando subiitamina a 6 dias e continuo com fome acreditou que não fez efeito ainda.
      Tomo um comprimido por dia de 15 ml.
      Ela tem prazo para fazer efeito?

      • Eduardo Araújo

        Olá Daniel,

        A pessoa mais indicada para responder isto é o médico que prescreveu a sibutramina para você.

    • rozane

      ola Boa Tarde! adorei o site ainda mais pela att que vc da as pessoas que passam por aqui.. bj

    • cacá

      Olá, o que vc acha, será que dá para tomar sibutramina e 5htp juntas?

      • Eduardo Araújo

        Caca, aconselho que você consulte seu médico. Ambos são medicamentos controlados, que só devem ser tomados com acompanhamento médico. A administração de mais de um medicamento combinado também deve ser feita com muita cautela.

        Lembre-se sempre que, como diz o texto, o melhor, mais seguro e mais eficiente método de emagrecimento continua sendo a velha combinação reeducação alimentar + exercícios físicos.

        Abraço e bons treinos!

    • Eduardo Araújo

      Aconselho você a procurar o seu médico.

      Obrigado pela visita.

      Abraços

    • Anonymous

      Ola toma sibutramina e continuo sentindo fome e normal e ja tenho 15 dias e nao emagreci nanda.bjos

    • Eduardo Araújo

      Não conhecia, mas dei uma buscada no Google agora e encontrei isto:

      http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/5htp-pilula-poderosa-488678.shtml

      Pelo que descrevem nesse site, trata-se de um percursor da Serotonina, ou seja, estimula a produção de Serotonina pelo organismo. Já a sibutramina, atua na Recaptação desta Serotonina, a produção continua a mesma. São princípios diferentes.

      Aconselho você consultar uma segunda opinião.

      Beijão

    • Alícia Alão

      Ah, legal, obrigada pela resposta! Mas já emendo outra pergunta: eu tava receosa de tomar a sibutramina e meu médico indicou o 5HTP, dizendo que é mais natural e tal. Você conhece?

      Beijos!

    • Eduardo Araújo

      Oi Alícia!

      Não é verdade não. Após algum tempo de interrupção do uso, a sua fome e compulsão alimentar irão voltar ao que eram antes do uso, mas não serão aumentadas ou potencializadas.

      O ideal, como diz no post, é que se faça uma reeducação alimentar junto, para que quando você atinja o peso desejado, e interrompa o uso, você tenha aprendido a comer as quantidades necessárias para o seu matabolismo, evitando assim que se engorde novamente.

      Obrigado pelos parabéns!

      Beijão!!

    • Alícia Alão

      Oi Eduardo! Tenho uma dúvida. Ouvi dizer que quando a gente para de tomar sibutramina, passa a sentir uma fome absurda, além do normal, e engorda tudo de novo o que emagreceu e mais um pouco. É verdade?
      Grande beijo e parabéns pelo blog! Sempre olho!

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.