Você já passou por isso?

Começou a treinar agora, ou está retornando aos treinos, e no dia seguinte ficou com muitas dores musculares?

Você não sabe do que se trata, fica até na dúvida se pode ter se machucado durante o treino.

Continue lendo este artigo para entender quando esta dor pode ser considerada normal e que não deve ser encarada com preocupação; ou quando ela pode significar que você se machucou; além do que fazer para amenizá-la.

 

Cientificamente esta dor é chamada de Dor Muscular Tardia (DOMS), e surge cerca de 8 horas depois da prática da atividade física, aumentando de intensidade nas próximas 24 a 48 horas e diminuindo progressivamente após 72 horas.

Suas causas são muito discutidas no meio acadêmico, mas o que já se sabe ao certo é que ela não tem relação com o acúmulo de ácido lático, como se acreditava anteriormente. Isto porque o ácido lático acumulado durante a atividade é completamente removido em aproximadamente 1 hora e meia após a atividade.

Hoje acredita-se que as principais causas desta dor são: uma pequena inflamação ocasionada por microlesões nas miofibrilas; estiramento excessivo do tecido conjuntivo do músculo; alteração no mecanismo celular de entrada e saída de cálcio ou vários fatores conjugados.

Ela é mais comum entre praticantes de exercícios de força, visto que está mais relacionada com a intensidade do exercício do que com a sua duração. Alguns estudos indicam também que ela está mais relacionada com as contrações excêntricas.

Esta “dorzinha” não só é famosa como é alvo de confusão, principalmente por parte dos praticantes de musculação.

Baseados na frase “No pain no gain” de Arnold Schwarzenegger, que foi erroneamente interpretada como “sem dor não há ganho”, os praticantes não respeitam os próprios limites por acreditar que não estão tendo os devidos resultados.

Na verdade, o que ele quis dizer foi que sem “sofrimento” não há ganho, sendo que sofrimento está no sentido de esforço, dedicação, e não de dor. É possível sim ter ganhos sem dor.

Por outro lado, a presença da Dor Muscular Tardia – em níveis controlados – pode indicar que o estímulo do treinamento foi dado além daquele para o qual já há adaptação por parte do organismo, e todos nós sabemos que é preciso superar esta adaptação para que tenhamos resultados. O que cabe aqui no final das contas é o bom senso.

 

Leia também:

Preciso me preocupar? Quais são os sintomas?

Ela é perfeitamente normal e não há motivo para se preocupar, desde que esteja ocorrendo em níveis normais.

Para saber se a dor que você está sentindo pode ser considerada normal, ou se trata-se de uma lesão, verifique os sintomas mais comuns:

  • Rigidez muscular;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Diminuição da amplitude do movimento;
  • Incapacidade de gerar força máxima (ocasionada pela dor, e não fisiologicamente).

Se a dor que você está sentindo está intensa ao ponto de prejudicar as atividades cotidianas, e/ou se continua forte após 72 horas, você deve se preocupar e consultar um médico para ver se não houve algum tipo de lesão mais séria.

Mas não há nada que eu possa fazer para aliviar essas dores?

Já foram estudadas diversas formas de tratamento, embora nenhuma delas tenha eficiência comprovada: massagem, alongamentos passivos e estáticos, acupunturaanti-inflamatórios.

Os melhores resultados têm sido percebidos com a crioterapia (tratamento com gelo), e com a prática de atividades físicas regenerativas, ou seja, em intensidade bem mais leve que aquela que originou a dor. Esta estratégia tem mostrado mais resultados que a recuperação passiva (repouso).

 

E você, está sentindo ou já sentiu essa dor? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe este post nas redes sociais para que mais gente possa entender o que é esta dor.

Abraço e bons treinos.

Comentários

Eduardo Araújo - Personal Trainer
Eduardo Araújo - Personal Trainer

Personal Trainer especialista em emagrecimento e hipertrofia, que atende presencialmente em Florianópolis; e através de Consultoria Online em todo o Brasil.

    129 Comentários em "Por que ficamos doloridos após o exercício?"

    • Ana Clara

      Olá, bom dia!
      Entrei para um projeto na praia e os exercícios são +/- pesados, e como eu sou nova (12), estou sentindo muitas dores no abdômen, panturrilha, ombros e joelhos!
      Isso é normal?
      Fiz uma aula ontem, e estou com essas dores!
      Pfvr, me responda!
      Obg!

      • Oi Ana Clara, tudo bem?

        As dores musculares são normais no começo, conforme descrito no texto. Mas os seus ombros e joelhos não deveriam doer. Dores articulares nunca devem ocorrer durante exercícios. Aconselho que converse com os organizadores do projeto para observar se você está fazendo tudo certinho, e também que consulte um ortopedista se perceber que tem dores articulares sempre que pratica exercícios.

        Abraços

    • Nanda Lima

      Oi, vi que responde todos os comentários, me tire uma dúvida!
      Comecei a malhar, mais oque tá me encomodando, é que a minha perna esquerda tá mais dolorida que a direita, e tem um centímetro a mais, isso é normal?? Pfvr me respondaa, preocupada….

      • Olá, tudo bem?

        São duas coisas diferentes. A dor muscular tardia é perfeitamente normal em quem está começando, como você viu no texto. Inclusive também é normal determinados músculos doerem mais do que outros, e até mesmo um lado doer mais que o outro.

        Sobre a diferença de tamanho que você citou, se você tiver se referindo à circunferência, é perfeitamente normal. Ninguém é 100% simétrico. A musculação tende a diminuir a diferença com o tempo, desde que você não tenha desvios posturais significativos. Se você se referiu ao comprimento da tua perna, a princípio não é motivo para preocupação, mas você pode por precaução conversar com um ortopedista e/ou fisioterapeuta.

        Abraços

        • Nanda Lima

          Muito obrigada, ajudou muito!

    • viviane

      Ola meu nome e viviane tenho 27 anos sou mg .apos um bom tempo resolvi volta pra academia e gostaria de saber se e normal quando se faz agachamento as coxas doer tipo que arder e se e normal todas vez que o professor troca a ficha sentir dor pelo corpo todo??obrigado

      • Oi Viviane, tudo bem? Sobre sua primeira pergunta, depende do tipo de ardência. É normal sentir uma queimação em séries mais longas, mas tem que ver se é exatamente esta queimação que você está sentindo. Sobre a segunda pergunta, sim, é normal ficar dolorida nas mudanças de ficha.

        Abraços

    • Renato Liutil

      Boa noite eu não Fasso exercício algum. Única coisa que eu Fasso e sábado e domingo eu sou árbitro auxiliar de futebol de campo. Mas chega no domingo anoite quase não aguento de tantas dores nos ossos especialmente nas pernas.tenho 1.73 de altura meu pesso e 95 kg.e tenho 22 anos. Oque pode estar acontecendo comigo. A e me da febre também não é febre muito alta mas sinto meu corpo quente.

    • Juliana

      EI,BOA TARDE TENHO 17 ANOS E COMECEI A FAZER ACADEMIA ONTEM E ESTOU SENTINDO MUITA DOR NO CORPO TODO NÃO CONSIGO ANDAR DIREITO, DE TANTA DOR. QUERIA SABER SER ISSO E NORMAL

    • Elisabete Rosa Schizzi

      Boa Tarde !
      Malho vai fazer 1 ano , fiquei quase tres meses sem treinar , voltei mas meu treino é intermediario fiz o treino no sabado estou sentindo muitas dores , e estou com dificuldades para andar , Levantar é normal ? Ou preciso fazer uma adaptacao novamente ?

      • Oi Elisabete, tudo bem?

        Sempre que há uma interrupção nos trenos é necessário passar por um período de readaptação.

        Quando às suas dores, compare o que está sentindo com o que está descrito no texto para avaliar se há necessidade de procurar ajuda médica.

        Abraços

    • ALICE

      OLÁ .BOM JA FAÇO TRES MESES DE MUSCULAÇÃO .E ESSES DIAS ESTOU SENTINDO FORTES DORES NA MINHA COLUNA …O QUE VOCE ACHA É NORMAL????

    • Beatriz Faccioli

      Olá, se ler meu comentário já fico feliz. Pois bem, comecei academia há 3 dias e ontem treinei a parte de trás das pernas. Hoje sinto dor ao esticar, parece que repuxa. Para dobrar e se estico ela deitada, fico bem, mas em pé, para andar, sinto dor ao esticar e acabo deitando para esticar. Essa dor é normal? E quanto tempo leva pra que esse período de adaptação comece a melhorar e diminuir as dores?

      • Olá Beatriz, tudo bem?

        Compare o que está sentindo com o descrito no artigo para ter uma noção se está tudo bem.

        De qualquer forma, se a dor persistir por mais do que 3 dias, consulte um médico.

        Abraços

    • Ana

      Olá, vi que você auxilia seus seguidores e caso você leia, consiga me dar uma luz. Tenho 15 anos, fazia musculação a dois meses em uma academia, sentia dores no começo, mas andava não sentindo nada. Mudei de academia essa semana para uma mais “famosa” em minha cidade, senti muitas dores. Será o fato de ser uma academia com uma dinâmica diferente ou a que eu fazia antes ser mais “leve”?

    • Dé Ferreira

      Eaí me Chamo André tenho 27 anos , fiquei um tempo sem malhar e voltei ontem … Sempre senti essas dores quando começava a praticar os exercícios novamente, e é super normal, os músculos nao estão acostumados com o tipo de movimento e com aquele peso, é a mesma coisa com alguém que começa a capinar pela primeira vez, as mãos enxem de calos, mas com o tempo e persistencia aqueles calos somem e a pessoa nem sente mais nada nas mãos , assim também funciona na malhação, as articulações, os músculos e o corpo não estão acostumados com aquele tipo de atividade e é normal dar aquelas dorzinhas que muitas das vezes até impedem a gente de fazer nossas atividades em casa, porém se a pessoa desistir dos exercícios por causa dessas dores, todas as vezes que voltar a malhar a dor vai voltar novamente, então eu indico a todos mesmo com essas dores continuarem com os exercícios, mas é lógico que ao começar tudo de novo o mais indicado é começar com pesos leves e só aumentar a cargar quando ver que realmente dar pra fazer, essas coisas tem qe ser no nosso tempo e nao no tempo que o ”instrutor/personal traine” nos indicar . Um abraço a todos

      • Fala André, tudo bem?

        Obrigado pela sua participação. É necessário sim recomeçar aos poucos, só é preciso fazer uma ressalva quanto à sua fala: o profissional de educação física é o profissional mais indicado a recomendar o tempo de readaptação necessário, até porque isto já está amplamente respaldado na ciência e existem protocolos bem determinados para se fazer essa readaptação.

        A dor muscular tardia descrita no texto, por si só, não serve de parâmetro para saber se houve ou não abuso, pois ela é um processo normal. Mas ela não é o principal motivo de haver um período de readaptação, há outras questões muito mais relevantes e que não causam dor no primeiro momento, são pensadas mais a médio e longo prazo.

        O que precisa ocorrer é procurar sempre academias que tenham profissionais competentes trabalhando, e as pessoas seguirem sempre as recomendações de quem está lá pra isso. Quando o profissional não é competente/responsável e/ou o aluno da academia não segue suas recomendações, a situação muda de figura.

        Abraços

    • João Victor

      Boa tarde, estou procurando sites sobre essa dor muscular e encontrei o seu. Me inscrevi para receber por e-mail as atualizações porque gostei do site é em especial sua atenção aos comentários.
      Bom, fiz academia por quase 1 ano e parei. Voltei na terça feira após 6/7 meses parado. Tenho consciência de que eu não posso pegar a carga que eu pegava antes, por isso reduzir a metade ou menos. Fiz exercícios de costas e bíceps. Durante o bíceps eu senti um pouco de dor, fiz scoth, Cross (direto e inverso) e com halteres. Nós halteres eu não tinha mais força é uma leve dor mas nada me prejudicava. No dia seguinte eu senti dor ao dobrar ou esticar o braço. Tenho medo de acontecer algum problema, vi várias coisas em sites e me preocupei. Doi ao fazer os extremos dobrar e esticar todo. Mas não vejo alteração nenhuma seja de cor ou inchado. Sinto que está um pouco contraído mas consigo fazer tudo normalmente. É normal sentir essa leve dor ao esticar e dobrar o braço? Mas pernas eu também estou sentindo dor ao dobrar para levantar ou sentar. Eu acredito que seja por falta de costume na prática dos exercícios. Gostaria de aproveitar e perguntar como identificar uma lesão? Tem alteração na aparência como ficar vermelho ou rico ou inchado?

      • João Victor

        No dia seguinte fiz pernas

      • Fala João Victor, beleza?

        Obrigado pelo elogio e por se inscrever! A ferramenta de envio de atualizações não está 100% implementada ainda, mas em breve ficará pronta. Mas sua inscrição já está valendo!

        Olha, sobre as suas dores, precisamos avaliar em cima de duas possibilidades: pode ser uma mera dor muscular tardia, por conta do tempo parado. Talvez você devesse, além da intensidade, reduzir também o volume de treino nos primeiros dias e semanas.

        Mas alguns trechos do seu relato me levaram a desconfiar de uma tendinite ou epicondilite. Seria interessante consultar um bom ortopedista para verificar essas possibilidades.

        Com relação a identificar uma lesão, isto já depende de vários fatores. No sentido de comparar uma possível lesão com a mera dor muscular tardia descrita no texto, normalmente costumo dizer para os meus alunos o seguinte:

        A dor muscular tardia costuma doer ao INICIAR um movimento. Não tem dor espontânea (ou seja, quando você está parado sem usar aquele músculo), nem tem dor quando você está aquecido, se movimentando. Mas, quando você está parado, e vai iniciar um movimento, você sente a dor. Tem dor ao toque também. E, por último, não é uma dor que chega a ser incapacitante, ou seja, não te impede de “utilizar” aquele músculo dolorido.

        Com relação a lesão, ela varia muito pra dar uma descrição mais específica, mas, por exemplo, pode ocorrer dor espontânea, e normalmente ela é mais limitante, você não consegue usar aquele músculo (ou articulação) machucado.

        Por fim, a dor muscular tardia, como o próprio nome diz, afeta apenas músculos. Dores articulares nunca são um bom sinal.

        Abraços

        • João Victor

          Não me parece ter dor nas articulações, creio que seja só no músculo ao esticar. Estou há 3 dias com essa dor e só doi quando estico. Quando aperto ou dobro o braço não sinto dor. Ontem doia um pouco ao dobrar, hoje não. Vou esperar mais uns dias, se realmente não passar eu vou ao médico mas acredito que melhore. Ontem estava pior que hoje. Obrigado por responder. Sucesso ao site!

          • João Victor

            Dei uma olhada aqui sobre os problemas citados, vi que seriam dores no cotovelo e no pulso e dedos. Eu sinto na parte de cima, realmente no bíceps. Não sinto dor no ombro nem no pulso e dedos. Espero que seja essa dor normal do treino e não tenha acontecido nada no tendão. Obrigado pela atenção, boa noite.
            PS: fiz 3 séries entre 8,10 e 12 repetições. Acredito que seja normal em relação ao volume pois quando eu comecei, ano passado, foi tudo 3 de 12. Sempre tive medo de me lesionar, vou reduzir mais a carga.

    • Michael

      Ola, meu nome é michael tenho 18 anos, entrei na academia pela primeira vez na segunda feira, to malhando pra ganho fe massa, fiz exercicios certinho como meu instrutor explicou…no momento nao senti nada, mas na terça pela manha meu corpo tava muito dolorido,peito, costas, biceps, tricps, mas o mais difícil ta sendo meu braco no cotovelo..nao consigo abrir nem fechar o braço atrás do meu cotovelo doi muito msm. isso é normal?

      • Fala Michael, tudo bem?

        Quanto às dores musculares, normal. Mas dor articular já não é normal não. Espere o prazo descrito no artigo, e se não melhorar, ou se voltar a acontecer sempre que treinar, procure um médico.

        Abraços

    • Larissa

      Olá, meu nome é Larissa tenho 15 anos, comecei fazer treinamento funcional para pernas e glúteos, sentir dores; demora muito pra vermos o resultado?

      • Olá Larissa, tudo bem? Falar em prazos para resultados é sempre complicado, pois há muitos fatores envolvidos. Na maioria das vezes em torno de 6 semanas se começa a perceber os resultados.

        Abraço

    • Rafaela silva

      Oi, meu nome é rafaela e me sinto incomodada com minha barriga, com isso resolvi fazer alguns exercícios. O que me indica para conseguir emagrecer?

      • Oi Rafaela,

        Essa é uma pergunta complexa para se responder de uma forma tão simples, visto que isto vai depender de incontáveis fatores. Mas, no geral, se exercitar com intensidade e reeducar sua alimentação são o caminho.

        Abraço

    • Natália Fernandes Silva

      Olá meu nome é Natália tenho 19 anos a única coisa q me incomoda mesmo é minha barriga comecei a fazer alguns exercícios específicos para o abdômen a algumas semanas como diz o texto doi 3 dias mesmo fica até difícil de levantar da cama gostaria de saber se com o passar do tempo essa dor vai passando ou se vai ser sempre assim pq eu faço alguns exercícios mais pesado e nos três dias seguintes alguns leves tenho feito isso a algum tempo mais ador sempre vem após o exercício mais pesado. Isso vai passar ou não vou ter q ficar sentindo dor até perder toda a barriga?

      • Olá Natália, tudo bem?
        Sobre a dor, é difícil precisar, algumas pessoas sentem sempre, outras só quando há algum fator novo, como uma série nova, exercício novo, estímulo novo, etc.
        Com relação ao seu objetivo, para perder gordura na barriga fazer exercícios abdominais não é a melhor estratégia.

        Abraços

    • LIDIA SILVA

      OLÁ MEU NOME E LIDIA SILVA
      ONTEM COMECEI A FAZER EXERCICIOS EM CASA PARA AS PERNAS EM MENOS DE 30 MINUTOS DE EXERCICIO COMECEI A SENTIR DORES NA COXA SERA QUE FIZ ALGUM EXCERCIO ERRADO E DE MAL JEITO OU E NORMAL? COMO VI NO TEXTO AS DORES VEM DEPOIS DE ALGUMAS HORAS E A MINHA DURANTE O EXERCICIO O QUE PODE TER OCORRIDO?

      • Oi Lidia, tudo bem? Fica difícil saber exatamente o ocorrido à distância. As dores que você sentiu podem ter sido normais, do próprio esforço, mas também podem ter sido por uma caimbra ou até mesmo lesão, seja contratura ou distensão. Se estas dores persistirem, procure um médico para verificar o ocorrido.

        Abraços

    • Joana Luiza Fernandes de Araújo

      Meu nome é Joana.Eu sou uma pessoa sedentária,que por querer buscar uma saúde de qualidade comecei a fazer exercícios físicos em casa mesmo (no caso no meu quintal)e sem o acompanhamento de um especialista(por falta de condições).Comecei na sexta feira,fiz corrida, caminhada e alguns exercícios pra diminuir a gordura abdominal,eu fiz tudo isso em uma hora de exercícios.Mas no dia seguinte comecei a sentir dores no corpo principalmente na região abdominal e quando toco doe.Eu queria saber se isso é normal?Eu tenho 1,63 de altura e 75 quilos,por ter alguns problemas de saúde​ optei por realizar esses exercícios pra emagrecer.Eu preciso emagrecer 20 quilos.Como eu faço pra emagrecer 20 quilos dá forma correta e sem fazer dietas e exercícios malucos?

      • Olá Joana, tudo bem? Olha, as características que você descreveu batem com as características normais da dor muscular tardia, como você viu no texto. Aguarde o prazo de 72h para avaliar novamente esta dor.

        SObre o emagrecimento, minha principal recomendação é que você faça musculação, pois ela proporciona resultados excelentes para emagrecimento. Realmente o acompanhamento profissional faz toda a diferença, não posso negar.

        Sem nenhuma intenção de fazer jabá, eu tenho trabalhado há algum tempo com Consultoria Online, justamente para atender perfis como o seu. Se for do seu interesse saber mais detalhes de como funciona, visite consultoria.edupersonal.com

        abraços

      • Anderson

        Fala ae meu nome é anderson tenho 19 anos, entrei na academia Terça feira fiz os exercícios e quarta feira quando acordei ja acordei com dores, na perna, abdômen, braço, peito, costa etc, ta muito dolorido mas só dói quando eu mecho o corpo, é normal isso ?

    • VALERIA RIBEIRO

      Ola.
      percebi que você responde todos os comentários. Isto é muito bom. Bem, amo pular corda e estou dando prioridade aos exercícios cardiovasculares no momento pois estou realizando-os em casa mesmo. Porém estou achando que estou com canelite. A dor no dia seguinte tem sido suportável não tem atrapalhado meu dia a dia nem minhas atividades. O que eu faço eu devo continuar minhas séries de exercícios ou eu paro para não agravar??? Detalhe estou ainda com um sobrepeso que se Deus quiser logo, logo vou eliminar.

      • Olá Valeria, tudo bem? A canelite realmente é uma condição que pode exigir repouso. O ideal é que você procure um médico para avaliar o grau desta canelite, pois a depender disto o tratamento adequado irá variar. Pode ser apenas gelo, pode incluir antiinflamatórios ou até mesmo fisioterapia.

        Neste primeiro momento, evite os impactos e faça bastante gelo. O ideal seria que você pudesse ir a uma academia, pois a musculação seria uma excelente alternativa para o seu emagrecimento sem afetar a canelite.

        Abraços

    • Larissa

      Boa tarde eduardo, comecei a fazer academia novamente depois de uns 4 anos, nessa sexta feira, no dia seguinte começou a doer a batata mais conseguia andar normal. Depois de 48 horas piorou nao consigo por os pes no chao so a pontinha, e esta doendo muito.o que será que é eu coloquei pouco peso fiz os exercicios certos. O que eu posso fazer para melhorar?

      • Olá Larissa, tudo bem? A princípio o que você descreveu bate com as características normais da dor muscular tardia. Siga as orientações do texto! Abraços

    • Estela

      Boa noite! Excelente matéria!!

      Surgiu-Me uma dúvida…Eu já malho a uns 6 meses, e não faz muito tempo mudei de exercícios, antes fazia para perda calórica, agora faço para ganho de massa, mas de um tempo pra cá, quando saio da academia minhas pernas ficam muito doloridas, a ponto de no outro dia eu mal conseguir levantar da cama. Isso seria normal? As vezes penso se estou malhando errado, até pq em alguns exercícios me deixam com dores na lombar. Meu professor diz ser normal…Mas será mesmo?

      • Oi Estela, tudo bem?

        As dores nas pernas podem ser normais, sim. Verifique se elas batem com as características descritas no texto. Com relação à sua lombar, não é normal não. Se a dor for nos músculos da lombar, até pode ser normal, da mesma forma que os músculos da sua perna. Mas se as dores forem na coluna em si, não é normal não. Verifique suas posturas.

        Abraços

    • Diego

      tenho costume de sentir essa dor pq eu vivo saindo e voltando para academia, mas uma vez o instrutor não me deu muita atenção pq estava interessado em bater papo com as meninas, e quando foi no dia seguinte de manhã, eu não conseguia levantar na cama para ir trabalhar, meus braços estavam todo vermelho e inchados, a dor era tanto que até respirar doía, fui para o trabalho e quando cheguei lá todos ficaram assustados quando viram os meus braços, fui liberado do trabalho por 5 dias e repouso absoluto, aliás eu não conseguia. em mexer o dedo da mão, nunca mais voltei naquela academia, fui pra lá pq rs custava mais barato, era 49 reais, agora voltei pra uma que já malhei uma vez anteriormente, custa 130 reais a mensalidade mas super vale a pena, hoje foi bye segundo dia, tô com dor mas da pra aguentar

      • Fala Diego! Olha, acredito que desta vez que você contou na história você teve algo além da dor muscular tardia.. Mas, enfim, é de suma importância o acompanhamento qualificado nas academias, bem como os cuidados necessários ao retomar os treinos após um período de interrupção. Abraço

    • Bianca

      Bom dia me chamo Bianca,comecei a academia tem 3 dias,desde então venho sentindo muitas dores nas pernas,principalmente na direita eu não consigo firma-la no chão esses dias acabei caindo do nada porque o deu praticamente uma câimbra,é normal? O que me indica a fazer pra melhorar?

      • Oi Bianca, tudo bem?

        Compare as características da sua dor com as descritas no texto para tentar perceber se está normal. Se desconfiar que não está, procure um médico para avaliar se não houve lesão.

        Abraços

        • Jessica

          Olá!! Não faço nenhum exercício físico. Essa semana fui brincar com as minhas sobrinhas e corri um pouco, aproximadamente 30 minutos/ brincando com elas! Depois disso fiquei com muitas dores abdominal, pernas, quadril e braços, dores intensas. Isso é normal ?

          • Oi Jessica, tudo bem?

            É possível que seja normal, sim. Qualquer esforço físico é passível de gerar a dor muscular tardia.

            Compare as suas com as características descritas no texto.

            Abraços

    • Fabianne

      Caro Edu, após 10 anos sem fazer musculação e voltei hoje. Como vou fazer 3x por semana, o instrutor me passou abdominal perna e glúteo segunda e sexta e braços na quarta. Este é o ideal? Separar o treino por membros? Durante os exercícios já senti muita dor, pedi pra diminuir o peso de alguns e consegui realizar as séries, mas com muito sacrifício. Não é melhor menos peso e exercícios concluídos? Aumentar o peso gradativamente?

      • Eduardo Araújo

        Oi Fabianne, tudo bem?

        A divisão ideal de treino depende de muito fatores, mas na maioria das vezes a alternativa de dividir por segmento costuma ser melhor mesmo (membros inferiores num dia, superiores no outro).

        Com relação aos pesos, sim, nos primeiros dias você precisa fazer um treino mais leve, ou seja, com volume e intensidade baixos.

        Abraço!

      • Priscila

        Olá Bom dia! Gostaria de saber se posso tomar remédios para dor..pois acabei de tomar um, porque não consegui dormir de tanta dor nas coxas..comecei fazer academia tem uma semana. ….

        • Eduardo Araújo

          Oi, Priscila.

          Como dito no texto, não recomendo a utilização de medicamentos. Apenas se realmente a situação estiver incontornável.

      • Camilla Oliveira

        Boa noite depois de 2 anos sem praticar exercícios voltei para academia. Sendo q meu instrutor passou 3 séries de 15 com peso de 5 kilos. Claro q não conseguir fazer todos até reclamei q estava muito pesado. Não conseguir fazer todos. Ao término do treino passei mal. E minha pressão acabou baixando para 6. E ele falou q pegou leve. Hoje faz três dias q estou com dores que estão me impossibilitando de fazer minhas tarefas simplis do dia dia.

        • Eduardo Araújo

          Oi Camila,

          Quando voltamos a treinar realmente é necessário passar por um período de readaptação, com treinos bem leves.

          Abraços

    • Olá boa noite, tudo bom, eu já tive essas dores antes e Norma, e faz 3 anos que eu tinha para de treinar, e faz 4 dias que voltei, e meus músculos estão doloridos agora

      • Eduardo Araújo

        Isso mesmo, Jackson. Quando volta a treinar depois de um tempo parado é normal as dores aparecerem.

        Abraço

    • grazy

      boa tarde !meu nome é grazy tenho 30 anos , comecei fazer zumba faz 2 dias e meu corpo esta todo dolorido até pra respira é normal isso ?

      • Eduardo Araújo

        Olá Grazy, tudo bem?

        Se a dor estiver com as mesmas características do que foi descrito no texto, sim, é normal. Mas se ela não melhorar em até 3 dias depois do treino, seria interessante procurar um médico.

        Abraço

    • Wendel

      Olá malhei a 2 dias perna, tou sentindo dor na região dá coixas, não consigo me sentar direito e até tocar dói um pouco é normal ?

      • Eduardo Araújo

        Fala Wendel, tudo bem?

        Se as dores estiverem compatíveis como o descrito no texto, é normal sim.

        Abraços

    • jessi

      Comecei a fazer agachamento e sinto muita dor so na perna direita, que esta ate me impedindo de andar normal, e sera que eu devo esperar essa dor parar pra continuar os treinos?

    • Nayara Barbosa

      Boa Tarde. Amei seu post, comecei academia Segunda Feira, fiz exercícios para panturrilha, glúteos, coxas… Quando cheguei em casa senti um pouco de desconforto na panturrilha,como se estivesse queimando…No dia seguinte fiz exercício para os braços e ombros e também esteira e bicicleta… Não dormi direito pq estava sentindo muitas dores nas pernas, quando estico as pernas quase choro de dor, quando me sento dói para levantar e andar então nem se fala…Vou aguardar as 72h sem ir a academia pq dói d+, se não melhorar vou ao médico….

      • Eduardo Araújo

        Isso mesmo, Nayara! Aguarde ao menos este prazo para ver se ela regride naturalmente.

        Abraços!

    • Luci

      Oi! Tenho 30 anos e fui a primeira vez pra academia. Segunda fiz 30 minutos de esteira e depois mas 20 com uma máquina que parece que estamos pedalando, na terça fiz mas 20 de esteira mas um 100 agachamento mas uma máquina que empurra o peso pra cima não sei o nome da máquina depois mas abre fecha com as pernas. Sai querendo vomita e com as pernas bambas. Hj quinta ainda não consigo nem senta que dói, desce escada e a morte doi muito. Será normal? Quantos tempo demora pra passar a dor? Tenho que consulta o médico. Tento fazer as coisas normais mas não estou conseguindo. Nem senta consigo sem sentir uma dor enorme levanta então, minha coxa tá enchada as veias estão pouco roxas e Parecendo n sei se ficou depois do treino ou já tinha, agora toco nelas e doi demais.o que faço?

      • Eduardo Araújo

        Oi Luci,

        Veja se as dores são equivalentes ao que foi descrito no texto.

        Com relação à fraqueza e vontade de vomitar, pode ter sido hipoglicemia. Procure se alimentar melhor cerca de 1h antes de ir pra academia.

        Abraço

    • Jackson

      Estou praticando Calistenia e sou iniciante nessa modalidade. A 3 dias atrás fiz os exercícios básicos desse esporte e 24 horas depois estava com uma dor no tórax (peitoral) e tríceps e não conseguia completar movimentos com agilidade sem sentir dor. Hoje 74 horas depois consigo fazer todos os movimentos com agilidade e sem dor, porém se eu tocar nessas áreas ainda sinto um pequeno desconforto, seria normal?

      Att, Jackson H

      • Eduardo Araújo

        Olá Jackson,

        A princípio, as características da dor que você está descrevendo batem com as características da dor muscular tardia descritas no artigo.

    • MARCIA

      olá,hoje foi meu 2 dia na academia,e estou com muita dor até pra sorrir sinto dor kkk
      até pra andar sinto fortes dore, isso é normal?

      • Eduardo Araújo

        Oi Marcia, tudo bem?

        Compare as características das dores com as explicadas no texto, aí terás uma noção se é normal. 😉

        • Juliane

          Olá, ontem fiz quadríceps e estou sentindo uma perna mais dolorida do que a outra, acredito que foi porque fiz força mais em uma do que na outra, se eu não me policiar e continuar a fazer mais força em uma delas posso ter mais resultados em uma do que na outra? Obrigada

          • Eduardo Araújo

            Oi Juliane!

            Não necessariamente. O fato de uma ter ficado mais dolorida que a outra não obrigatoriamente quer dizer que você fez mais força com uma do que a outra.

            De qualquer forma, procure checar se você está fazendo os exercícios de forma equilibrada, fazendo a mesma força com ambas as pernas.

    • Maurício

      Olá, estou começando a malhar agora, não estava fazendo nenhuma atividade física, tbm corpo muito doendo, rsrs…
      Sou magro e quero melhorar meu condicionamento físico e ganhar massa magra, indicam alguma suplemento, massa, etc ?! Pq senão vou perder peso..

      • Eduardo Araújo

        Olá Maurício!

        O profissional que você deve procurar para falar sobre alimentação e suplementação é o nutricionista!

        Abraços!

    • Guilherme Silva

      Comecei ontem e hoje meu corpo ta todo dolorido, principalmente os braços

    • Anna luiza

      Quando eu vou dormir fico sem nenhuma dor mais quando eu acordo eu fico toda dolorida por exemplo:minhas coxas,minhas perna,meus ombros etc… O que eu em relação a isso?

      • Eduardo Araújo

        Anna, veja se as dores batem com o que está descrito no texto.

        Normalmente, esta dor é mais percebida quando você está parada e vai iniciar um movimento. Quando você está em repouso, ou quando está aquecida, se movimentando, você não sente. Talvez por isso você só perceba ao acordar.

        • Nataly

          Oie.. meu treino é A e B sendo assim um dia pernas e outro braço/peito .
          Fiz pernas quarta estou cm td essas sintomas do artigo mas so descansei um dia pois meu treino e um dia cada …. posso fazer perna dnv com 1 dia de descanso?

          • Eduardo Araújo

            Ola Nataly, tudo bem?

            Em geral, não tem problema treinar quando se está sentindo essas dores, a não ser que o nível de desconforto esteja muito grande.

            Por outro lado, na maioria das vezes, apenas 48h de recuperação para um mesmo grupo muscular é pouco, a depender da intensidade do seu treino.

        • Marleane Braga

          Olá faço academia há 3 meses, faço 3×por semana, mais todas as vezes que faço no dia seguinte sugem as dores musculares fica ruim até pra caminhar… isso pode ser normal?

          • Eduardo Araújo

            Oi Marleane,

            Pode ser normal sim, algumas pessoas são mais suscetíveis a estas dores. Mas, se desconfiar que alguma coisa não está ok, aconselho que procure um médico para se certificar.

            Abraço

    • Larissa

      Então fiz exercícios pra pernas, bunda e abdômen, no dia seguinte amenheci com muita dor, não digo insuportável mas dolorido, e queria saber eu posso fazer seguido, ou espero 1 dia pra fazer?

      • Eduardo Araújo

        Olá Larissa, tudo bem? Com relação às dores, não seria problema fazer. Mas com relação aos resultados, existe um período em que o músculo está se recuperando do estímulo dado, e consequentemente gerando os resultados. Se você não respeita esse período de recuperação seus resultados ficam prejudicados.

    • Carmen Vasconcelos

      Hoje fiquei sabendo que não pode tomar dorflex para esse tipo de dor pós academia. Isso procede? Por que?

      • Eduardo Araújo

        Olá Carmen, tudo bem?

        Primeiro porque não funciona. Segundo porque pode atrapalhar o processo de hipertrofia.

        Abraço e bons treinos!

    • Danyelle

      Olá,boa noite, segunda feira eu comecei a academia e fiz uma hora de bicicleta os sintomas que estou sentindo são os mesmos do que foram descritos, estou conseguindo fazer as minhas tarefas matinais com um pouco de dificuldade mais tô sim, o que pega mesmo é na hora de subir e descer a escada é normal?

      • Eduardo Araújo

        Olá Danyelle,

        Sim, a princípio tudo normal. Observe as características de acordo com o artigo, bem como o período desta dor.

        Abraços e bons treinos!

        • Adriana sousa

          Bom comecei há praticar exercícios em casa mas daí logo no primeiro dia já estou cm o corpo todo dolorido..sera q posso continuar os mesmo?

    • Mateus Silva

      Professor comecei à 2 dias atrás a fazer academia. Fiz exercícios de braço e ombros, porém hoje sinto uma dor insuportável, movimentos limitados, não consigo movimentar os braços, nem esticar. Ainda não voltei pra academia pois não estou pronto pra fazer os exercícios dinovo. Devo me preocupar com isso? Obrigado.

      • Eduardo Araújo

        Olá Mateus,

        Como dito no artigo, até por volta de 72h é normal que sinta dor. Observe as características desta dor de acordo com o que está escrito no artigo.

        Abraços e bons treinos!

    • Natty

      Ontem eu fiz exercício funcional,desde de onte tou sentindo muita dor nas coxas e costas,pra mim sentar ou levantar dói muito. E normal? Tou tomando dofrex

      • Eduardo Araújo

        Oi Natty,

        Sim, até 72h de dor após o treino, desde que com as características descritas no texto, é normal.

        Abraço!

    • Amanda

      Prof. entrei na academia, no 1° dia foi posterior: perna, foi normal, 2° dia treinamos pernas, com exercícios diferentes, já começou o desconforto daí. 3° dia parte superior braço, aí piorou foi tudo.
      To com todos esses sintomas listados, vou esperar 72 hrs pra vê se melhora. To com medo de ter lesionado tudo.

      • Eduardo Araújo

        Oi Amanda,

        Por enquanto está dentro dos prazos normais! A princípio, ainda não é motivo de preocupação.

        Abraço

        • Kelly

          Oi professor começei a fazer exercício pra ganhar bubum e coxa em casa olhando no yuo tuby ,então comecei ontem estou com muita dor na coxa isso é normal não To conseguindo nem anda direito ,e no vidio está mandando fazer em 48 de novo será que essa dor passa até lá.brigada

          • Eduardo Araújo

            Olá Kelly,

            Observe as características descritas no texto para saber se está tudo bem.

    • Larissa Gomes

      O que quer dizer rigidez muscular

      • Eduardo Araújo

        Oi Larissa! Você sente os músculos meio que rígidos ao fazer os movimentos, ou seja, você fica meio travada como se diz no popular.

    • Graciete

      Boa tarde,
      Faço treinamento funcional a quase um ano, só que de um tempo para cá estou sentindo muita dor no abdômen, que gera dor ao tocar a região, ao tossir ou até um espirro. Quero saber se é normal, o pode ser devido estarem fazendo uma série de exercícios muito sequencial para esta área numa mesma aula.
      Desde já agradeço.

      • Eduardo Araújo

        Oi Graciete, tudo bem?

        Pode ser as duas coisas. Em geral, a dor de depois do exercício dura de 1 a 3 dias. Se passar disto, é muito provável que você tenha lesionado o músculo do abdômen ou até tenha alguma outra fonte de dor. O ideal é que consulte um médico para ver se está tudo ok. De imediato, você poderia fazer um teste e ficar sem ir ao treino por uns dias, e verificar de após 3 dias as dores passaram ou não.

    • Lídia

      Tirou minhas dúvidas necessárias. Toopen rs

    • Marcelo

      Ajudou muito!

    • Taissa

      Obrigado!. Tive uma aula de Ed.Física e me deixou com muita dor, não consigo andar direito, está doendo muito. Espero que passe logo, tem 2 dias com essa dor forte.

    • Melina

      Adorei a matéria, vou aguardar passar 72h para a dor ir embora…

    • manuela

      Comecei a malhar terca feira e ontem n fui, hj mnhas pernas estao mt doloridas quase perto da virirlha devo me preocupar?

      • Eduardo Araújo

        Olá Manuela,

        Como diz o artigo, sentir dor nos dias seguintes ao treino é normal, especialmente após o primeiro dia de treinos. Você deve se preocupar se esta dor persistir por vários dias, e se estiver em níveis que comprometam as tarefas da vida diária.

    • A. Lucas

      Valeu cara! Ontem voltei a treinar em casa,com flexões de braço, tríceps banco e hije acordei todo dolorido,tô até agora. Hehehehe

    • Mateus Vieira

      Jeito mais rápido de aliviar essa dor é fazer um treino médio, um ou dois dias depois. No começo desse treino médio vai dor um pouco mais mas depois que o corpo aquece a dor alívia.

    • Crislayne

      Mas explicardo do que isso impossíve!!!

    • Naiara

      Olá, muito obrigada por esclarecer.
      Tenho mais uma dúvida, entrei pra aula de dança ontem e hj estou sentindo dor no corpo inteiro(está difícil até pra andar), queria ir pra aula hj, mas tô achando melhor repousar. Devo continuar indo mesmo com a dor ou espero ela passar? Obrigada

    • sandra

      aum adoreei muiitoh das explicações.mais sofro com esta dor toda vez que faço treino afff

    • Pedro

      se eu estiver com uma lesão ela pode ser curada??

      • Eduardo Araújo

        Pedro, se você tem uma lesão, você precisa antes de mais nada de um diagnóstico dado por um médico, confirmando a presença da lesão e que tipo de lesão. Só a partir daí o tratamento pode ser elaborado.

    • Eduardo Araújo

      Olá,

      O que você está sentindo muito provavelmente é um problema conhecido popularmente como “canelite”, que pode ser uma inflamação na tíbia (osso da canela) ou até uma fratura por stress. Normalmente é ocasionado por calçados inadequados e sobrepeso. Aconselho que consulte um ortopedista.

      A propósito, tenho um rascunho a respeito deste tema, assim que finalizar vou publicar aqui no blog.

    • Anonymous

      Olá Eduardo,

      Adorei a matéria,estou com 36 anos e depois que tive uma primeira filha estou a tres anos parada e bem acima do peso.Mas, comecei a pular corda a quase duas semanas e vou entrar na academia para fazer musculação.Depois que comecei a pular corda estou sentido muitas dores no osso frontal da panturilha vc sabe me disser se isto é normal e doi mais a panturilha da esquerda. Desde de ja agradeço pela atenção e pessoas como vc faz a gente ficar mais animada enfrentar o sedentarismo.

    • Pithan Pilchas

      Olá,

      gostei muito das explicações.

      abraço

      Paulo

    • inção

      como nos so falamos o certo jadeson

    • picapau

      e isto ai

    • Anonymous

      muito esclarecedora esta materia! obrigado!

    • Ricardo Freire

      Elogiar novamente a forma da sua escrita de fácil entendimento e não fugindo o cientifico nem preciso não é mesmo? O texto está muito bom, explicativo e é algo que acontece com frequência nos praticantes de atividade. A propósito muito legal a mudança do blog, a visualização está ótima, parabéns!

    • Pati

      Gostei muito, sofro com esta dor toda semana, pois realizo treino de musculação só aos sábados, ou seja, toda semana fico dolorida.

    • Aline Lazarotto

      Adorei!

    • Eduardo Araújo

      Obrigado Profª. Vânia!

    • ótima matéria. Divulgando no twitter.

      abraços
      Vânia Almeida
      http://www.cuidandodocorpo.com

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.