Por que ficamos doloridos após o exercício?

A dor muscular após o exercício
Quem começou a praticar, ou até quem já pratica algum tipo de atividade física, sabe como a musculatura fica dolorida nos dias seguintes à sua prática. O que pouca gente sabe é que isto é um processo absolutamente natural e que não deve ser encarado com preocupação, desde que esteja em níveis considerados normais. Cientificamente esta dor é chamada de Dor Muscular Tardia, e vou explicar neste post porque ela ocorre e quando você deve ou não se preocupar com ela, além do que fazer para amenizá-la.

 

 

A Dor Muscular Tardia (DOMS) surge cerca de 8 horas depois da prática da atividade física, aumentando de intensidade nas próximas 24 a 48 horas e diminuindo progressivamente após 72 horas. Suas causas são muito discutidas no meio acadêmico, mas o que já se sabe ao certo é que ela não tem relação com o acúmulo de ácido lático, como se acreditava anteriormente. Isto porque o ácido lático acumulado durante a atividade é completamente removido em aproximadamente 1 hora e meia após a atividade.

Hoje acredita-se que as principais causas desta dor são: uma pequena inflamação ocasionada por microlesões nas miofibrilas; estiramento excessivo do tecido conjuntivo do músculo; alteração no mecanismo celular de entrada e saída de cálcio ou vários fatores conjugados. Ela é mais comum entre praticantes de exercícios de força, visto que está mais relacionada com a intensidade do exercício do que com a sua duração. Alguns estudos indicam também que ela está mais relacionada com as contrações excêntricas.

Esta “dorzinha” não só é famosa como é alvo de confusão principalmente por parte dos praticantes de musculação. Baseados na frase “No pain no gain” de Arnold Schwarzenegger, que foi erroneamente interpretada como “sem dor não há ganho”, os praticantes não respeitam os próprios limites por acreditar que não estão tendo os devidos resultados. Na verdade, o que ele quis dizer foi que sem “sofrimento” não há ganho, sendo que sofrimento está no sentido de esforço, dedicação, e não de dor. É possível sim ter ganhos sem dor. Por outro lado, a presença da Dor Muscular Tardia – em níveis controlados – pode indicar que o estímulo do treinamento foi dado além daquele para o qual já há adaptação por parte do organismo, e todos nós sabemos que é preciso superar esta adaptação para que tenhamos resultados. O que cabe aqui no final das contas é o bom senso.

Leia também:

Preciso me preocupar? Quais são os sintomas?

Ela é perfeitamente normal e não há motivo para se preocupar, desde que esteja ocorrendo em níveis normais. Para saber se a dor que você está sentindo pode ser considerada normal, ou se trata-se de uma lesão, verifique os sintomas mais comuns:

  • Rigidez muscular;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Diminuição da amplitude do movimento;
  • Incapacidade de gerar força máxima (ocasionada pela dor, e não fisiologicamente).

Se a dor que você está sentindo está intensa ao ponto de prejudicar as atividades cotidianas, e se continua forte após 72 horas, você deve se preocupar e consultar um médico para ver se não houve algum tipo de lesão mais séria.

Mas não há nada que eu possa fazer para aliviar essas dores?

Já foram estudadas diversas formas de tratamento, embora nenhuma delas tenha eficiência comprovada: massagem, alongamentos passivos e estáticos, acupunturaanti-inflamatórios. Os melhores resultados têm sido percebidos com a crioterapia (tratamento com gelo), e com a prática de atividades físicas regenerativas, ou seja, em intensidade bem mais leve que aquela que originou a dor. Esta estratégia tem mostrado mais resultados que a recuperação passiva (repouso).

 

É isso. E aí, gostou? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Gostou? Compartilhe este post:

44 Comments

  1. Quando eu vou dormir fico sem nenhuma dor mais quando eu acordo eu fico toda dolorida por exemplo:minhas coxas,minhas perna,meus ombros etc… O que eu em relação a isso?

    Post a Reply
    • Anna, veja se as dores batem com o que está descrito no texto.

      Normalmente, esta dor é mais percebida quando você está parada e vai iniciar um movimento. Quando você está em repouso, ou quando está aquecida, se movimentando, você não sente. Talvez por isso você só perceba ao acordar.

      Post a Reply
  2. Então fiz exercícios pra pernas, bunda e abdômen, no dia seguinte amenheci com muita dor, não digo insuportável mas dolorido, e queria saber eu posso fazer seguido, ou espero 1 dia pra fazer?

    Post a Reply
    • Olá Larissa, tudo bem? Com relação às dores, não seria problema fazer. Mas com relação aos resultados, existe um período em que o músculo está se recuperando do estímulo dado, e consequentemente gerando os resultados. Se você não respeita esse período de recuperação seus resultados ficam prejudicados.

      Post a Reply
  3. Hoje fiquei sabendo que não pode tomar dorflex para esse tipo de dor pós academia. Isso procede? Por que?

    Post a Reply
    • Olá Carmen, tudo bem?

      Primeiro porque não funciona. Segundo porque pode atrapalhar o processo de hipertrofia.

      Abraço e bons treinos!

      Post a Reply
  4. Olá,boa noite, segunda feira eu comecei a academia e fiz uma hora de bicicleta os sintomas que estou sentindo são os mesmos do que foram descritos, estou conseguindo fazer as minhas tarefas matinais com um pouco de dificuldade mais tô sim, o que pega mesmo é na hora de subir e descer a escada é normal?

    Post a Reply
    • Olá Danyelle,

      Sim, a princípio tudo normal. Observe as características de acordo com o artigo, bem como o período desta dor.

      Abraços e bons treinos!

      Post a Reply
  5. Professor comecei à 2 dias atrás a fazer academia. Fiz exercícios de braço e ombros, porém hoje sinto uma dor insuportável, movimentos limitados, não consigo movimentar os braços, nem esticar. Ainda não voltei pra academia pois não estou pronto pra fazer os exercícios dinovo. Devo me preocupar com isso? Obrigado.

    Post a Reply
    • Olá Mateus,

      Como dito no artigo, até por volta de 72h é normal que sinta dor. Observe as características desta dor de acordo com o que está escrito no artigo.

      Abraços e bons treinos!

      Post a Reply
  6. Ontem eu fiz exercício funcional,desde de onte tou sentindo muita dor nas coxas e costas,pra mim sentar ou levantar dói muito. E normal? Tou tomando dofrex

    Post a Reply
    • Oi Natty,

      Sim, até 72h de dor após o treino, desde que com as características descritas no texto, é normal.

      Abraço!

      Post a Reply
  7. Prof. entrei na academia, no 1° dia foi posterior: perna, foi normal, 2° dia treinamos pernas, com exercícios diferentes, já começou o desconforto daí. 3° dia parte superior braço, aí piorou foi tudo.
    To com todos esses sintomas listados, vou esperar 72 hrs pra vê se melhora. To com medo de ter lesionado tudo.

    Post a Reply
    • Oi Amanda,

      Por enquanto está dentro dos prazos normais! A princípio, ainda não é motivo de preocupação.

      Abraço

      Post a Reply
      • Oi professor começei a fazer exercício pra ganhar bubum e coxa em casa olhando no yuo tuby ,então comecei ontem estou com muita dor na coxa isso é normal não To conseguindo nem anda direito ,e no vidio está mandando fazer em 48 de novo será que essa dor passa até lá.brigada

        Post a Reply
  8. O que quer dizer rigidez muscular

    Post a Reply
    • Oi Larissa! Você sente os músculos meio que rígidos ao fazer os movimentos, ou seja, você fica meio travada como se diz no popular.

      Post a Reply
  9. Boa tarde,
    Faço treinamento funcional a quase um ano, só que de um tempo para cá estou sentindo muita dor no abdômen, que gera dor ao tocar a região, ao tossir ou até um espirro. Quero saber se é normal, o pode ser devido estarem fazendo uma série de exercícios muito sequencial para esta área numa mesma aula.
    Desde já agradeço.

    Post a Reply
    • Oi Graciete, tudo bem?

      Pode ser as duas coisas. Em geral, a dor de depois do exercício dura de 1 a 3 dias. Se passar disto, é muito provável que você tenha lesionado o músculo do abdômen ou até tenha alguma outra fonte de dor. O ideal é que consulte um médico para ver se está tudo ok. De imediato, você poderia fazer um teste e ficar sem ir ao treino por uns dias, e verificar de após 3 dias as dores passaram ou não.

      Post a Reply
  10. Tirou minhas dúvidas necessárias. Toopen rs

    Post a Reply
  11. Obrigado!. Tive uma aula de Ed.Física e me deixou com muita dor, não consigo andar direito, está doendo muito. Espero que passe logo, tem 2 dias com essa dor forte.

    Post a Reply
  12. Adorei a matéria, vou aguardar passar 72h para a dor ir embora…

    Post a Reply
  13. Comecei a malhar terca feira e ontem n fui, hj mnhas pernas estao mt doloridas quase perto da virirlha devo me preocupar?

    Post a Reply
    • Olá Manuela,

      Como diz o artigo, sentir dor nos dias seguintes ao treino é normal, especialmente após o primeiro dia de treinos. Você deve se preocupar se esta dor persistir por vários dias, e se estiver em níveis que comprometam as tarefas da vida diária.

      Post a Reply
  14. Valeu cara! Ontem voltei a treinar em casa,com flexões de braço, tríceps banco e hije acordei todo dolorido,tô até agora. Hehehehe

    Post a Reply
  15. Jeito mais rápido de aliviar essa dor é fazer um treino médio, um ou dois dias depois. No começo desse treino médio vai dor um pouco mais mas depois que o corpo aquece a dor alívia.

    Post a Reply
  16. Mas explicardo do que isso impossíve!!!

    Post a Reply
  17. Olá, muito obrigada por esclarecer.
    Tenho mais uma dúvida, entrei pra aula de dança ontem e hj estou sentindo dor no corpo inteiro(está difícil até pra andar), queria ir pra aula hj, mas tô achando melhor repousar. Devo continuar indo mesmo com a dor ou espero ela passar? Obrigada

    Post a Reply
  18. aum adoreei muiitoh das explicações.mais sofro com esta dor toda vez que faço treino afff

    Post a Reply
  19. se eu estiver com uma lesão ela pode ser curada??

    Post a Reply
    • Pedro, se você tem uma lesão, você precisa antes de mais nada de um diagnóstico dado por um médico, confirmando a presença da lesão e que tipo de lesão. Só a partir daí o tratamento pode ser elaborado.

      Post a Reply
  20. Olá,

    O que você está sentindo muito provavelmente é um problema conhecido popularmente como “canelite”, que pode ser uma inflamação na tíbia (osso da canela) ou até uma fratura por stress. Normalmente é ocasionado por calçados inadequados e sobrepeso. Aconselho que consulte um ortopedista.

    A propósito, tenho um rascunho a respeito deste tema, assim que finalizar vou publicar aqui no blog.

    Post a Reply
  21. Olá Eduardo,

    Adorei a matéria,estou com 36 anos e depois que tive uma primeira filha estou a tres anos parada e bem acima do peso.Mas, comecei a pular corda a quase duas semanas e vou entrar na academia para fazer musculação.Depois que comecei a pular corda estou sentido muitas dores no osso frontal da panturilha vc sabe me disser se isto é normal e doi mais a panturilha da esquerda. Desde de ja agradeço pela atenção e pessoas como vc faz a gente ficar mais animada enfrentar o sedentarismo.

    Post a Reply
  22. muito esclarecedora esta materia! obrigado!

    Post a Reply
  23. Elogiar novamente a forma da sua escrita de fácil entendimento e não fugindo o cientifico nem preciso não é mesmo? O texto está muito bom, explicativo e é algo que acontece com frequência nos praticantes de atividade. A propósito muito legal a mudança do blog, a visualização está ótima, parabéns!

    Post a Reply
  24. Gostei muito, sofro com esta dor toda semana, pois realizo treino de musculação só aos sábados, ou seja, toda semana fico dolorida.

    Post a Reply

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *