O Treinamento Intervalado e suas Vantagens

O Treinamento Intervalado e suas VantagensO senso comum diz que os exercícios aeróbios trazem benefícios na promoção da saúde e para o emagrecimento. Porém, o que pouca gente sabe, é que é mais eficiente realizar este treinamento de forma intervalada, ao invés de contínua. Eu explico:

Antes de mais nada, é importante entender o que é um e o que é outro. O Treinamento Aeróbio Contínuo, é aquele clássico que todos conhecem: mantém-se do começo ao final da atividade sempre o mesmo ritmo, com intensidade de leve a moderada. Já no Treinamento Intervalado, alternam-se períodos de intensidade alta com períodos de intensidade leve a moderada ou descanso passivo (parado). O famoso HIIT, por exemplo, é uma das formas de se realizar o Treinamento Intervalado.

Veja alguns dos motivos pelos quais o Treinamento Intervalado é mais eficiente que o Contínuo:

Sistema energético utilizado

O treinamento intervalado possibilita ao professor/treinador uma maior capacidade de escolha do sistema energético a ser utilizado no treino, por conta do maior controle das intensidades (dificuldade) e volumes (quantidade) a serem aplicados no exercício. Por exemplo: se o objetivo for melhorar a capacidade anaeróbia, utiliza-se períodos muito curtos de intensidade altíssima, alternados por períodos de recuperação passiva (parado) mais longos. Já se o objetivo for melhorar a capacidade aeróbia, utiliza-se períodos de intensidade moderada, alternados por períodos de recuperação ativa de igual duração.

Emagrecimento

150 minutos semanais de exercícios com intensidade leve a moderada já são suficientes para promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares. Porém, para fins de emagrecimento, isto é insuficiente, sendo necessário progredir para exercícios com maiores intensidades. Para este fim, os exercícios intervalados mostraram um melhor resultado quando comparado ao contínuo. Vários estudos mostraram resultados significativos na redução do peso corporal, melhoria do perfil lipídico, aceleração do metabolismo de repouso e capacidade aeróbia.

Leia também: Musculação Emagrece?, Porque é tão difícil emagrecer? e Abdominal tira barriga?

Adesão aos programas de treino

Uma outra vantagem muito importante dos exercícios intervalados é a maior adesão das pessoas. O exercício aeróbico contínuo, além de ser menos eficiente, tem a grande desvantagem de ser considerado extremamente monótono pela maioria das pessoas, o que faz com que elas desistam rapidamente. Já o treinamento intervalado é mais agradável de ser praticado, visto que as alternâncias de períodos de menor intensidade com os de maior intensidade proporcionam um maior prazer na sua prática. Além de possibilitar que indivíduos pouco treinados ou sedentários consigam treinar numa intensidade mais elevada. Uma outra vantagem é a de que, em geral, o treinamento intervalado oferece melhores resultados que o treinamento contínuo mesmo com sessões com menor tempo de duração. Isto acaba de vez com o problema de falta de tempo da maioria das pessoas!

Essas são algumas das vantagens do Treinamento Intervalado sobre o Treinamento Aeróbio Contínuo. Consulte seu professor sobre a possibilidade de praticá-los e peça-o que desenvolva planilhas para você.

É isso. Abraço e bons treinos!

Gostou? Compartilhe este post:

1 Comment

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *