Está perdendo massa magra ao invés de gordura? Saiba como evitar!

Uma queixa frequente entre praticantes de atividades físicas que visam o emagrecimento é a de que acabam por perder massa magra ao invés de gordura. O peso na balança diminui, mas continuam gordinhos. Porque isto acontece e como evitar isto?

O princípio básico para quem quer emagrecer, é a balança energética. Todo este processo está minuciosamente explicado no post “Porque é tão difícil emagrecer?“. Para alcançar o objetivo do emagrecimento, é preciso garantir que o gasto calórico seja maior que o consumo. Isto é feito através da alimentação e da atividade física.
Porém, um erro bastante comum, principalmente entre iniciantes, é o de exagerar e fazer com que a balança energética fique negativa demais, ou seja, sejam gastas muito mais calorias do que a pessoa ingere. Quando ingerimos menos calorias que gastamos num dia, o nosso organismo supre essa deficiência queimando os nossos depósitos de gordura. Entretanto, essa queima é lenta, depende de processos químicos complexos, e se a diferença entre o consumo e o gasto de calorias estiver muito grande, o que acontece é que o nosso organismo passa a consumir massa magra (músculos e outros tecidos), já que a quebra da molécula de proteína é feita de maneira mais simples e rápida do que a da molécula de gordura.
Isto é ainda mais frequente entre os praticantes de atividades aeróbicas, como a corrida por exemplo. Isto porque, entre outros fatores, em atividades de força como a musculação, este erro seria amenizado pelo próprio desenvolvimento muscular que a musculação proporciona.

Portanto, para garantir que o seu objetivo seja alcançado de maneira eficiente, procure equilibrar a sua balança energética, ficando atento à quantas calorias você precisa em um dia e à quantas você está comendo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que, para fins de emagrecimento, a balança energética fique negativa em no máximo 600 kcal por dia. Ou seja, você deve comer 600 kcal a menos do que gasta ao longo de um dia (ou gastar 600 kcal a mais do que come). Isto permite que você emagreça até 1 Kg por semana de maneira eficiente e segura, além de ter chances bem menores de engordar tudo novamente depois.

Fique atento também à qualidade da sua alimentação, e não somente à quantidade de calorias ingeridas. É importante que todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) estejam presentes de forma equilibrada na dieta, além dos micronutrientes (sais minerais, vitaminas e etc). Uma dieta desequilibrada só vai piorar este cenário, ou seja, vai tornar o processo de emagrecimento muito mais complicado. Esqueça aquele ditado antigo de que para emagrecer você deve fechar a boca. Na verdade, você deve abrir nas horas certas e para os alimentos certos!

Peça ajuda de um nutricionista e de um educador físico, só eles podem garantir que você consuma as quantidades corretas de energia e as gaste de maneira eficiente.
É isso. Abraço e bons treinos!
Comentários

Eduardo Araújo - Personal Trainer
Eduardo Araújo - Personal Trainer

Personal Trainer especialista em emagrecimento e hipertrofia, que atende presencialmente em Florianópolis; e através de Consultoria Online em todo o Brasil.

    1 Comentário em "Está perdendo massa magra ao invés de gordura? Saiba como evitar!"

    • Valera

      Ole1; estou fazendo uma dieta banaalceeda em 1200 calorias por dia aproximadamente, fae7o meia hora de caminhada , gostaria de saber quantos kg aproximadamente eu irei perder em 30 dias . obrigado

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.