Dica rápida: Mantenha sua dieta funcionando!

Mantenha a sua dieta funcionando!

Todos que já passaram ou estão passando por um processo de perda de peso sabem que, após algum tempo, as estratégias seguidas diminuem ou até deixam de surtir efeito. Como evitar que isto ocorra?

 

Isto ocorre por conta do efeito chamado de “set point“, explicado no post “Porque é tão difícil emagrecer?“. Para evitar que ocorra, podemos adotar uma estratégia que consiste em evitar que se passe longos períodos em balanço calórico negativo, ou seja, comendo menos do que se gasta. Como o seu organismo faz de tudo para que a balança energética se iguale, após algum tempo, aquela quantidade de calorias que você está comendo num dia, e que está fazendo você emagrecer, vai passar a não emagrecer mais. Portanto, a estratégia que recomendo é alternar semanas com a balança energética negativa, com semanas positivas. Pode-se começar com 1 semana positiva para cada 3 negativas, e ir diminuindo à medida em que o resultado deixa de ocorrer, até chegar ao patamar de 1/1, ou seja, 1 semana de balanço calórico positivo para cada semana de balanço calórico negativo. Deve-se apenas tomar cuidado para que a semana positiva não supere a negativa, senão o emagrecimento não ocorre.

Peça ajuda para o seu nutricionista para elaboração de dois planos alimentares, um negativo e um positivo, e consulte o seu professor de educação física para auxiliá-lo na escolha das atividades para cada semana.

É isso. Abraço e bons treinos!

Gostou? Compartilhe este post:

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *