Dia do lixo, fazê-lo ou não? Eis a questão!

Geralmente aos finais de semana nossos feeds se entopem com aquelas frases feitas, vangloriando a sexta-feira como se fosse o dia de nossa redenção na terra… Para uns isso é decorrente da semana estafante de trabalho, estudos… Para outros (principalmente quem treina sério e faz dieta – ou que dizem fazer isso) um dia de ‘libertação’ onde se tira uma refeição ou mais para comer sem culpa aqueles alimentos que não são nada ‘nutritivos’…
 
Mas e aí? Será que realmente é interessante, ou como muitos dizem, é necessário fazer o tal ‘lixo’?
 
 
Por Manoel Junior
Equipe X-NeuMann
www.facebook.com/xneumann
 
 
Normalmente quem está no começo de um programa de dieta e (ou) treino vê resultados mais rápidos, absolutamente normal, levando em consideração a quebra da ‘zona de conforto’ da qual essa pessoa estaria, porém nosso corpo tem uma capacidade extrema de se adaptar aos comandos dos quais o levamos (seja treino ou dieta ou qualquer outra coisa, seja ela boa ou ruim, como no caso de pessoas que sofrem algum tipo de acidente e aprendem a conviver com tal deficiência de forma natural com o passar do tempo). No caso da dieta que é o assunto do post de hoje, isso ocorre como um mecanismo de defesa a própria vida, pois nosso corpo interpreta da seguinte forma: ‘Estou recebendo um tanto ‘X’ de calorias para manter minhas funções vitais (Como coração batendo, cérebro funcionando, rins e fígados, etc. e ainda tenho que ter energia para os exercícios físicos… É melhor eu desacelerar para que não falte combustível!).
 
 
Pronto! Ai esta feita a adaptação, ou seja, ele passa a trabalhar mais lento para que não falte energia para manter ativas as funções realmente primordiais de nosso organismo, por isso com o passar dos dias os resultados demoram mais para aparecerem, seja para eu ou você, que busca aumentar o volume muscular, ou que deseja incinerar gordura!
 
Mas e aí Manoel, o que isso tem a ver com a pergunta do ‘lixo’?
 
Pois é, mas se eu não explicasse o que ocorre com nosso organismo quando estamos em dieta, não daria para eu responder a questão sobre o famoso ‘dia do lixo’!
 
Simplificando…
 
 
Uma forma de burlar essa ‘adaptação’ é tirar um dia da semana para aumentar o número de calorias da qual esteja ingerindo, com esse raciocínio, também se pode entender que é para aumentar o número de calorias de qualquer forma, sem se preocupar com os nutrientes nelas contidas, daí o que muitos pregam que é necessário fazer o ‘lixo’…
 
Mas vamos com calma ai… Cada um no seu quadrado!
 
Eu (primeira pessoa – minha opnião) não acho necessário fazer o ‘lixo’, porém é inteligente de nossa parte,aumentar o número de calorias ingeridas uma vez na semana para promover essa quebra de homeostase citada acima, mas a zorra toda é que muita gente vai lá e se entope de porcaria, muitas vezes estragando o trabalho da semana toda, e o pior é que sempre sobra para o nutricionista, personal ou até mesmo para a coitada da mãe ou cozinheira… “Estou gordo porque minha mãe ta colocando muito sal no frango e estou retendo!”. Uma coisa muito óbvia e que costumo sempre dizer é que resultados são proporcionais ao esforço, então se atentem para quem e/ou o que realmente esteja atrapalhando os seus resultados, seriam os ‘terceiros’ ou você mesmo?
 
A meu ver, dia do lixo é muito mais uma conotação para a forma que você se sente depois de fazer ‘orgias alimentares’ do que para denominar a classe de alimentos que você comeu…
 
Lógico que não to aqui pregando a ninguém que deixe de comer algumas guloseimas das quais gostem, mas que deixem essas para ocasiões realmente especiais e mais do que isso, que tenham um controle quando optarem por essa fazerem, para que não jogue por água abaixo todo o esforço que supostamente os fazem vangloriar o final de semana. Eu acredito que quando você se propõe a fazer uma coisa, tem que fazer 100%! Sendo assim quando se está de dieta (seja lá qual for o objetivo), você deve procurar prazer em coisas prazerosas e não na comida… Afinal de contas você está em busca de um objetivo e não sendo adestrado para se ‘premiar’ com comida, não é mesmo?
 
Costumo sempre usar um ditado para ilustrar isso:
 
‘Quando você tem um quintal sujo pode cair uma arvore inteira nele que não irá parecer, porém quando você tem um quintal muito limpo, qualquer folha que nele o caia irá parecer que ele esta imundo!’.
 
E o seu quintal, como está?
 
Tenham todos um ótimo final de semana e mantenham-se focados! Curta e compartilhe X-Neumann no facebook!
 
 
Por Manoel Junior
Equipe X-NeuMann
www.facebook.com/xneumann

* Texto de responsabilidade do autor. Seu conteúdo não necessariamente reflete a minha opinião.

 
Gostou? Compartilhe este post:

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *