Como Acelerar o Metabolismo

O metabolismo, para nós, é a conversão dos alimentos em energia. Pense como se o nosso corpo fosse um trem movido a vapor, e o metabolismo é a fogueira que gera a energia (o vapor). Quanto maior a intensidade do fogo, mais calorias são queimadas para gerar energia, quanto menor a intensidade, menos calorias são queimadas e o excesso é armazenado como gordura. Sabemos que a genética tem um grande papel na velocidade do metabolismo, porém com alguns truques podemos forçar nosso corpo a queimar muito mais gordura. Veja como acelerar seu metabolismo de forma rápida e tenha muito mais ganhos(ou perdas).


A lenha para o seu metabolismo vem da sua dieta. Se você só come porcaria, a qualidade do seu metabolismo vai ser uma porcaria também. Por exemplo: as gorduras hidrogenadas (feitas pelo homem), são absorvidas pelo corpo como gorduras naturais, mas o corpo não têm enzimas que possam quebrar esse tipo de gordura. Dessa forma, as gorduras hidrogenadas não servem como energia e são armazenadas como gordura no tecido adiposo.  Com o passar do tempo, e com a insistência na ingestão de alimentos de baixa qualidade, as células do nosso corpo começam a perder a eficiência em colher e gerar energia, deixando o metabolismo cada vez mais preguiçoso.

O que tenho que fazer para evitar que o meu metabolismo fique preguiçoso e ainda cima colocar ele para trabalhar no modo “rápido” ?

1 – Faça Aeróbicos

Exercícios aeróbicos aumentam a capacidade de oxigenação do seu corpo, aumentando as mitocôndrias, que são células que também auxiliam na produção de energia, ou seja, fazem com que o seu metabolismo acelere. Uma sessão de aeróbicos pode fazer com que seu metabolismo fique mais rápido durante boa parte do dia.

 

2 –  Consuma Menos Gordura Hidrogenada

 

Elimine ou consuma menos alimentos contendo óleos hidrogenados, incluindo óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Os alimentos que contém hidrogenados mais comuns são: margarina, bolachas e salgadinhos de batata.

 

3 – Ganhe Massa Muscular

O corpo tem que gerar muito mais energia para manter massa muscular do que para manter tecido adiposo (peso morto). Quanto mais massa muscular você conseguir ganhar, mais calorias seu corpo vai queimar para mantê-la. Independente do seu objetivo (ganho de massa ou perda de peso), treine pesado e com intensidade. Leia mais sobre isso no post “Musculação para Todos!“.

 

4 – Faça Várias Refeições Durante o Dia

Não prive seu corpo de nenhum tipo de nutriente, isto só fará seu metabolismo diminuir. Faça várias refeições pequenas durante o dia para garantir que o corpo receba todos os nutrientes que precisa, evitando que energia seja armazenada.

 

* Texto retirado de: http://www.hipertrofia.org/blog/2010/04/07/como-acelerar-o-metabolismo-2/
É isso. Abraço e bons treinos!
Comentários

Eduardo Araújo - Personal Trainer
Eduardo Araújo - Personal Trainer

Personal Trainer especialista em emagrecimento e hipertrofia, que atende presencialmente em Florianópolis; e através de Consultoria Online em todo o Brasil.

    10 Comentários em "Como Acelerar o Metabolismo"

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.