A multidisciplinaridade no âmbito do esporte e da atividade física

A Multidisciplinaridade

A preocupação com a saúde vêm crescendo cada vez mais nos últimos anos. Isto porque vivemos uma época em que há muita informação disponibilizada pela ciência e também uma maior facilidade de acesso a essas informações por parte da população como um todo. Há também um número crescente de profissionais envolvidos na saúde em todos os aspectos, como médicos das mais diversas especialidades, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e etc. É inserida neste contexto que está a multidisciplinaridade.

Antes de mais nada, multidisciplinaridade significa a união do conhecimento de várias áreas distintas. No âmbito do esporte e da atividade física por exemplo, sejam eles voltados para saúde ou para performance, é de fundamental importância que os profissionais da Educação Física, da Nutrição, Medicina, Fisioterapia e Psicologia estejam unidos em uma equipe multidisciplinar, a fim de somar os seus conhecimentos em prol de um melhor resultado.

Mas de que maneira?

Se estamos lidando com um atleta por exemplo, o Educador Físico poderia atuar na elaboração dos seus programas de treinamento, o Nutricionista na elaboração dos seus planos alimentares, o Fisioterapeuta na recuperação/prevenção de eventuais lesões, o Psicólogo na manutenção da saúde mental do atleta, em virtude da pressão das competições e da vida de treinamento, e etc. Da mesma forma, uma pessoa que busca a prática de atividade física para fins de saúde ou até mesmo estéticos, também precisa ouvir uma equipe de profissionais. O Educador Físico atuaria ajudando na melhor escolha da atividade física a ser executada e na elaboração de programas com intensidade e volume adequados a cada objetivo. Por sua vez, o Nutricionista atuaria na elaboração de um plano alimentar que respeitasse as necessidades energéticas, a realidade e os objetivos de cada indivíduo. O médico teria seu papel na avaliação da aptidão do indivíduo para a prática de atividades físicas, assegurando que não há nenhum problema de saúde que possa ser agravado com sua prática. O psicólogo atuaria numa melhor aceitação da própria imagem corporal, a questão da ditadura da beleza, aceitação de eventuais limites, motivação e etc.

Diante de tudo isto, é de fundamental importância que os profissionais de cada área da saúde contribuam na conscientização da população acerca da importância da multidisciplinaridade, e que se unam, a fim de que, de uma vez por todas, acabemos com rixas e picuinhas que só prejudicam a todos, sejam profissionais ou a população como um todo.

É isso. Abraços e bons treinos!

Gostou? Compartilhe este post:

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *